quarta-feira, 26 de junho de 2019
Direito

Fórum Reitores das UEBA debate com deputados federais educação pública

Fórum de Reitores das UEBA debate com deputados federais perspectivas para Educação Pública*
CS ,  Salvador | 24/05/2019 às 19:59
Fórum de Reitores das UEBA debate com deputados federais
Foto: Danilo Oliveira

Os reitores das quatro Universidades Estaduais da Bahia (UEBA) participaram de reunião, na manhã de hoje (24), no Campus I da UNEB, em Salvador, com representantes da bancada federal do estado.

Durante o encontro, os gestores apresentaram as instituições aos parlamentares, com destaque para as articulações que desenvolvem com o povo baiano e para as iniciativas que produzem para o desenvolvimento local e regional.

Participaram da reunião os deputados federais Alice Portugal, Daniel Almeida, Lídice da Mata e Nelson Pelegrino. 
Estiveram entre as pautas debatidas: o suporte para maior abertura de diálogo junto ao Governo Estadual; a locação de recursos do orçamento da União para as instituições estaduais; a defesa da educação superior pública, gratuita e de qualidade.

“Estamos fortalecendo uma interlocução com aqueles que estão à frente da gestão da educação na Bahia. Queremos construir um diálogo mais permanente com os reitores, para que possamos juntos fortalecer a defesa da Educação e do papel da Educação e da Pesquisa no país”, destacou Daniel Almeida, proponente do encontro.

“Neste pouco tempo, conseguirmos enxergar uma série de encaminhamentos, de possibilidades que nos fortalecem e nos mostram que, apesar de todo o caos que estamos vivendo, estamos resistentes e precisamos estar presentes e tocando esse trabalho que é fundamental para o desenvolvimento da Bahia”, afirmou o reitor da UNEB, José Bites de Carvalho.

Negociação e autonomia universitária

Para Lídice, a prioridade atual é a abertura de um processo de negociação mais intenso e dedicado, para “o retorno à normalidade das aulas nas universidades do estado”.

“É imprescindível sairmos dessa situação que não interessa a nenhum de nós. Depois, não devemos nos furtar do debate sobre como pensamos a universidade na Bahia”, ressaltou a parlamentar.

A autonomia universitária também foi assunto recorrente da reunião. Para a deputada Alice Portugal, essa é uma condição que já deveria estar garantida, já que é essencial para que as universidades possam produzir tecnologias e pesquisas com maior qualidade.

A manutenção e ampliação dos esforços para o fortalecimento de iniciativas parlamentares que visem a locação de recursos federais, por meio de emendas, para as UEBA foi garantida por Pelegrino, que também se colocou à disposição para recepção das pautas universitárias no congresso.

Encaminhamentos

Foi decidido pelos gestores presentes que serão encaminhadas, com regularidade, interlocuções entre o Fórum de Reitores das Universidades Estaduais da Bahia e representantes da bancada federal do estado. Também ficou acertada a produção de um documento que subsidie os legisladores sobre os problemas enfrentados pela Pesquisa e Pós-Graduação no estado, amplificados com os cortes orçamentários em órgãos como a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).

As pautas da educação superior pública e gratuita terão seguimento em nova reunião entre reitores e deputados federais, prevista para o próximo mês de junho, em Brasília.