Direito

Transalvador promove palestra para pedestres e motociclistas

O evento foi voltado para alunos da Escola Estadual Paulo Américo
Secom Salvador , Salvador | 03/05/2019 às 18:34
Maio Amarelo: Transalvador promove palestra para pedestres e motociclistas
Foto: Jefferson Peixoto/Secom

Como parte da intensa programação de atividades em alusão a campanha Maio Amarelo – mês em que a sociedade busca debater assuntos relacionados à preservação da vida no trânsito –, a Superintendência de Transito de Salvador (Transalvador) realizou, nesta sexta-feira (3), uma palestra no Instituto Brasil Itália (Icbie), na Ribeira, com foco em pedestres e motociclistas.

O evento foi voltado para alunos da Escola Estadual Paulo Américo e promovido pelo curso de Transporte Terrestre - Gestão do Transporte e Trânsito da Universidade Federal da Bahia (Ufba). Ao todo participaram da atividade 17 alunos com idade entre 16 a 18 anos.

De acordo com a gerente de Educação para o Trânsito (Gedut) da Transalvador, Miriam Bastos, o foco escolhido para a palestra e para nortear as ações do Maio Amarelo este ano é resultante de um resultado positivo em relação a acidentes.

“Escolhemos o foco com motociclistas e pedestres porque houve um aumento em 50% de acidentes com motociclistas neste trimestre se comparado com o mesmo período do ano anterior. O número mostra ainda que não são os motoristas profissionais que se acidentam, são na maioria jovens que muitas vezes não tem habilitação nem orientação adequada para pilotar”, detalhou.

Em rápida enquete realizada no local, quatro dos 17 alunos confessaram conduzir motocicleta sem ter habilitação. “Por conta de dados como esse o papel da Transalvador é sensibilizar e promover uma mudança de comportamento. Conduzir uma moto nestes termos é perigoso e tem risco de causar acidentes graves que inclusive podem levar a morte”, completou.

Durante a palestra foram abordados, entre diversos assuntos, conceitos como os deveres dos pedestres com a forma correta de atravessar ruas e avenidas e a maneira mais adequada de conduzir crianças de forma segura. Ainda foram distribuídos materiais educativos e exibido vídeos para exemplificar os conteúdos tratados no evento.