Direito

Campanha A Onda pede liberdade para velejadores brasileiros presos

Carlinhos Brow, Margareth Menezes e o atleta olímpico Bimba estão entre os que gravaram vídeos de apoio
Assessoria Velejadores BR , Salvador | 15/01/2019 às 07:23
Campanha A Onda
Foto: divulgação

Diante da angustiante espera que dura mais de 16 meses, familiares e amigos dos velejadores Daniel Guerra, Rodrigo Dantas e Daniel Dantas intensificam a campanha denominada “A Onda,” que pede liberdade para os jovens detidos injustamente na ilha de Cabo Verde ao realizar um serviço de delivey. A prática é comum no meio e consiste na contratação de velejadores profissionais para entregar um barco.

A Onda surge pedindo que a Justiça do país irmão do Brasil avance no caso dos brasileiros que alegam inocência frente à existência de droga no barco, localizada em local de impossível acesso por parte dos velejadores contratados. Além de uma série de falhas na primeira sentença emitida, que condenou Daniel Guerra, Rodrigo Dantas e Daniel Dantas há dez anos de prisão, o dono do barco sequer foi interrogado.

A campanha já conta com a adesão de amigos, músicos e velejadores de toda a costa brasileira.  Em vídeo o cantor baiano Carlinhos Brown diz que os brasileiros estão acometidos de uma ingratidão que surgiu nos mares cabo-verdianos e diz contar com a perseverança e esperança que o povo deste país têm em fazer o bem ao outro.

“Acredito que esse povo muito sensato de conhecimento cultural do qual o Brasil inteiro deseja visitar, inclusive eu quero visitar. Acredito que esse sonho não pode se exterminar com uma dúvida em algo que o outro não fez. Tenho certeza que isso virá às claras porque a justiça e a inteligência desta gente farão com que tudo isso livre o nosso Rodrigo e seus companheiros de algo no qual, por tudo que indica, estão sendo vítimas,” clamou o cantor que faz parte do programa The Voice.

A cantora e compositora que já foi indicada ao Grammy Awards Margareth Menezes também gravou um vídeo, em que canta um trecho da cantora de maior reconhecimento internacional de toda a história da música popular cabo-verdiana Cesária Évora e em seguida faz um apelo ao país, para que liberte os baianos e o gaúcho detidos injustamente no país.

“Povo de uma beleza e de uma cultura incrível, que eu tive a oportunidade de visitar e cantar. Façam justiça aos velejadores brasileiros que estão aí, nós estamos morrendo de saudade, estamos nos mobilizando e pedindo simplesmente que olhem com o coração para essa situação que está acontecendo, porque é injusto para com eles. Foram cumprir um trabalho e foram acometidos de uma desventura, uma injustiça. É um pedido de coração, um pedido de fraternidade, um pedido de compreensão e um pedido de justiça também. Estão aqui os pais, família, amigos, precisando da presença deles aqui.  Estamos com saudade,” declara Margareth.

O também cantor Tuca Fernandes apoiou os brasileiros presos injustamente em Cabo Verde e lembra que as famílias estão sofrendo muito com essa situação. “Queria pedir para as autoridades olharem com carinho para o caso dos meninos, que foram considerados inocentes pela nossa Polícia Federal. Então eu pediria que vocês olhassem com carinho porque eles foram vítimas de um golpe muito ruim. Eu quero dar aqui o meu apoio e que a gente consiga fazer justiça e que eles saiam de lá livres, o que eles merecem e o que tem que ser” e encerra desejando sorte aos velejadores.

O artista Ricardo Chaves se juntou à Onda e pediu ao povo de Cabo Verde que se uma aos brasileiros em uma corrente de justiça. “Justiça para os três velejadores brasileiros que estão pagando injustamente por um crime que não cometeram. A polícia do Brasil já deixou provado que eles foram envolvidos em uma armadilha lamentável. Se juntem a nós, pressionem, participem, procurem saber o que é o caso. Com isso a gente vai poder ajudar com que a verdade vença e eles possam finalmente voltar pra casa,” explana Chaves.

Ainda em abril de 2018, muito antes de se fazer necessária uma campanha pedindo agilidade no processo, os velejadores Lars Grael e Ricardo Winick já haviam feito um apelo em vídeo solicitando a soltura dos brasileiros e declarando solidariedade às famílias. 

"Entraram de gaiato no navio, é o termo de uma música popular brasileira, mas o problema é muito mais sério, porque são inocentes, conforme posição da Polícia Federal do Brasil, e nós queremos justiça", disse Grael. O atleta olímpico Ricardo Winick ressaltou a inocência dos velejadores, como a Polícia Federal brasileira já mostrou e provou. “A gente faz um apelo para que a justiça continue batalhando por eles e que sejam liberados o mais rápido possível para voltar para o Brasil,” disse Bimba.

A campanha também está sendo divulgada através de adesivos, camisetas e manifestações pelas redes sociais. Mais informações podem ser obtidas pela Página no Facebook ou pelo perfil no Instagram.