Direito

PF apreende armas e mala com dinheiro da casa do médium João de Deus

Com Terra informações
Da Redação , Salvador | 19/12/2018 às 09:37
A PF ainda não divulgou valor apreendido
Foto: Rep TV Anhanguera
 A Polícia Civil de Goiás apreendeu na terça-feira, 19, uma mala com dinheiro em espécie e armas na casa do médium João Teixeira de Faria, o João de Deus. A residência fica na cidade de Abadiânia (GO), onde ele se tornou conhecido como líder espiritual, e era um dos alvos dos mandados de busca e apreensão que foram cumpridos pelos agentes nesta terça-feira, 18.

 Médium João de Deus está preso no Complexo Penitenciário de Aparecida de Goiânia desde o último domingo, 16 
Médium João de Deus está preso no Complexo Penitenciário de Aparecida de Goiânia desde o último domingo, 16
Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil via AP / Estadão Conteúdo
Os policiais não divulgaram ainda qual seria o valor encontrado nem quantas seriam essas armas. Mas a reportagem apurou que os agentes da força-tarefa gastaram algumas horas fazendo a contagem das notas de dinheiro após a apreensão.


O montante deve ser divulgado em entrevista coletiva, marcada para o fim da manhã desta quarta-feira. Questionado sobre a descoberta, o advogado de João de Deus, Alberto Toron, negou que o dinheiro tenha qualquer relação com a suposta movimentação de R$ 35 milhões nas contas de João de Deus, registrada às vésperas da prisão dele, no domingo, 16.

Ainda que o dinheiro encontrado não tenha relação com essas movimentações bancárias da semana passada, a apreensão deve dificultar ainda mais os pedidos da defesa para a revogação da prisão preventiva do líder religioso. A estratégia da defesa era converter a detenção do médium em prisão domiciliar, por exemplo.

As buscas realizadas na tarde desta terça-feira duraram pouco mais de quatro horas e se concentraram em três endereços principais: a Casa Dom Inácio de Loyola, onde João de Deus fazia os atendimentos espirituais, a residência pessoal do médium e o endereço de uma entidade comunitária, conhecida como Casa da Sopa, que distribui alimentação para os moradores da comunidade.