Direito

TCE: Jogo de tabuleiro estimula o controle social

Jogo foi lançado nesta quinta-feira(6)
Paixão Barbosa , Salvador | 08/12/2018 às 08:49
Estudantes jogando o Você Gestor
Foto: div

O Tribunal de Contas do Estado da Bahia (TCE/BA) lançou, nesta quinta-feira (06.12), durante o II Seminário Nacional Educação é da Nossa Conta, o jogo de tabuleiro Você Gestor, que deverá ser distribuído em escolas públicas e foi elaborado com o objetivo de ser uma ferramenta para estimular o controle social, incutindo no público jovem o senso de urgência e a responsabilidade com o uso dos recursos públicos, além de informar sobre o trabalho e as atribuições da Corte de Contas. Desenvolvido pela Assessoria de Comunicação do TCE/BA, o jogo simula situações da administração pública com base em três categorias de cartas que definem o seu algoritmo: controle externo, controle social e um quiz (perguntas e respostas) com informações sobre a história do controle externo na Bahia e no Brasil.

O Você Gestor é do gênero Ludo, que pode ser jogado por pessoas de qualquer idade acima dos 14 anos, e permite a participação de 2 a 6 jogadores, os quais vivenciam situações de gestão em áreas como Saúde, Educação, Segurança Pública, Infraestrutura, Assistência Social e Cultura. Ganha o jogador que primeiro cumprir as duas missões que lhe forem designadas, sendo que cada uma delas vale 400 pontos. Nesta primeira etapa, foram confeccionados dois protótipos do jogo e a intenção é sua produção em maior escala e distribuído em escolas públicas e universidades com o objetivo de disseminar o papel pedagógico do TCE/BA, inserindo a comunidade estudantil no universo da administração pública.

O processo de criação do jogo contou com a colaboração de vários setores do Tribunal, inclusive das equipes de auditorias, que forneceram as informações para a confecção das cartas contendo as questões que devem ser respondidas pelos jogadores. O TCE estuda ainda a possibilidade de desenvolver, por meio de sua área de tecnologia, uma versão digital do jogo Você Gestor.