Direito

Operação identifica 49,2 hectares de Mata Atlântica desmatados no sul

Operação identifica 49,2 hectares de Mata Atlântica desmatados no sul da Bahia
MP , Bahia | 16/09/2018 às 11:42
Sul da Bahia
Foto: MP
A Operação Mata Atlântica, realizada entre 10 e 12 de setembro por unidades do Ministério Público e órgãos públicos ambientais em 15 estados, identificou na Bahia 49,2 hectares de Mata Atlântica desmatados nos municípios de Ilhéus, Porto Seguro e Una. No total, foram fiscalizados 26 polígonos territoriais no sul da Bahia.

Formadas por promotores e servidores do MP, agentes do Ibama e policiais ambientais, as equipes confirmaram em campo as áreas de propriedade privada onde foram detectados desmatamentos do bioma via imagem de satélite. No estado, a operação foi coordenada pelo promotor de Justiça Fábio Fernandes Corrêa, coordenador do Núcleo Mata Atlântica (Numa), e pela promotora de Justiça Cristina Seixas Graça, coordenadora do Centro de Apoio Operacional do Meio Ambiente e Urbanismo (Ceama).

Segundo a promotora Cristina Seixas Graça, estão sendo investigadas as situações de cada propriedade, quanto ao licenciamento ambiental, e todos os proprietários que realizaram desmatamento ilegal serão responsabilizados pelo MP. Durante a operação, foram recolhidos oito pássaros em cativeiros que foram encaminhados para o Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas) em Porto Seguro. Os dados quanto à aplicação de multas, autos de infrações e outras notificações ainda estão sendo contabilizados e tabulados. A nível nacional, foram confirmados 2.890 hectares de área desmatada.