Direito

UNICORP CAPACITA NOVA TURMA NO CURSO SOBRE JUSTIÇA RESTAURATIVA

Com informações do TJ ASCOM
Da Redação , Salvador | 08/06/2018 às 10:34
Curso sobre Justiça Restaurativa
Foto:
A 5ª edição do curso de Integração da Segurança Pública com a Justiça Restaurativa foi concluída com sucesso. A iniciativa é do Núcleo de Justiça Restaurativa do Segundo Grau, em parceria com a Universidade Corporativa do Tribunal de Justiça do Estado da Bahia (Unicorp), unidade vinculada à Assessoria Especial da Presidência II – Assuntos Institucionais (AEP II), cuja coordenação cabe à Juíza Rita Ramos.

Sob a supervisão da Desembargadora Joanice Maria Guimarães de Jesus, a capacitação ocorre na sede da Unicorp e oferecerá, ao todo, 1.280 vagas. Além das cinco turmas já habilitadas, mais três estão previstas até julho. A próxima inicia no dia 11 de junho. Os interessados devem se inscrever pelo Sistema de Gestão de Educação Corporativa (Siec).

Nesta edição, participaram como palestrantes, expositores e painelistas, o Desembargador Lidivaldo Britto; as Juízas Maria Fausta Cajahyba Rocha e Ana Maria dos Santos Guimarães; a Promotora de Justiça Maria Aparecida Nogueira; o Delegado de Polícia Civil Artur Fernando Guimarães de Jesus Costa; a Advogada, representante da OAB/BA, Lúcia Maria Oliveira Rocha; a Psicóloga Maria Cristina Vianna Goulart; a Professora Doutora Isabel Maria Sampaio Oliveira Lima; os Professores Lucas Pinto Carapiá Rios e Rosanete Moraes de Souza Fernandes; e a Bacharela em Direito Uilma Augusta de Jesus.

Em seu pronunciamento, o Desembargador Lidivaldo Britto abordou o racismo e a intolerância religiosa, trazendo marcos referentes à legislação. Iniciando sua palestra, o Desembargador falou também sobre como essa nova modalidade está mudando a forma de pensar a justiça.

“São princípios que fazem com que nós sejamos cada vez mais tolerantes, possamos compreender o outro, possamos entender e tentar de alguma forma viabilizar alternativas para os conflitos, que são normais, que são do dia a dia, no ambiente familiar, no ambiente de trabalho, mas que nós temos a obrigação como seres humanos que somos, temos a obrigação de encontrar alternativas para esses conflitos” afirmou.

Colaboraram também com as explanações a equipe multidisciplinar do Núcleo de Justiça Restaurativa do 1º Grau TJBA e as facilitadoras do Núcleo de Justiça Restaurativa e Práticas Restaurativas do Programa de Pós-Graduação da Universidade Católica do Salvador (UCSal).

O objetivo da iniciativa é capacitar os agentes públicos para o estabelecimento do senso de justiça, da pacificação social e da legitimação da atuação do Estado, além de prepará-los para identificar os casos práticos a serem encaminhados para o atendimento restaurativo.

O público ao qual o treinamento se destina é formado por Delegados, Escrivães e Investigadores da Polícia Civil, Oficiais e Praças da Polícia Militar, agentes do Corpo de Bombeiros e da Polícia Técnica, Agentes da Guarda Municipal, Agentes Penitenciários, Assistentes Militares do Tribunal de Justiça da Bahia (TJBA), representantes dos Conselhos Comunitários de Segurança Pública do Estado da Bahia, do Ministério Público.