Direito

JOSÉ DIRCEU tem até 17h de hoje para se apresentar à Justiça

Dirceu foi condenado a 30 anos de cadeia
Da Redação ,  Salvador | 18/05/2018 às 09:44
José Dirceu
Foto:
Após o julgamento do último recurso do ex-ministro José Dirceu na segunda instância, a Justiça Federal expediu, nesta quinta-feira (17), o mandado de prisão. O ex-ministro deverá cumprir a pena de 30 anos e 9 meses a qual foi condenado na Operação Lava Jato. A ordem foi assinada pela juíza substituta da 13ª Vara Federal, Gabriela Hardt.

De acordo com a decisão, José Dirceu tem até as 17h de sexta-feira (18) para se apresentar à carceragem da Polícia Federal (PF) em Brasília . Ele ainda pode recorrer a instâncias superiores. O ex-ministro foi condenado por crimes de corrupção, lavagem de dinheiro e participação em organização criminosa. 

Na última quinta-feira (17), o  Tribunal Regional Federal da 4ª Região rejeitou o embargo de declaração contra a condenação apresentado pela defesa de Dirceu. 

No momento, o ex-ministro está solto, por força de um habeas corpus concedido em maio do ano passado pela Segunda Turma do STF, após ele ter ficado quase dois anos preso em Curitiba preventivamente por ordem do juiz Sérgio Moro.

Apesar de solto, por determinação de Moro, Dirceu utiliza uma tornozeleira eletrônica e não pode se ausentar de Brasília, onde tem residência.

Condenação
A condenação de Dirceu na Lava Jato trata do pagamento de R$ 56,8 milhões em propinas que foi feito pela empreiteira Engevix, integrante do cartel de empresas que, em conluio com políticos, fatiava obras na Petrobras.

Segundo as investigações, esse montante é referente a 0,5% e 1% de cada contrato e aditivo da empresa em obras da Unidade de Tratamento de Gás de Cacimbas (UTGC), na Refinaria Presidente Bernardes (RPBC), na Refinaria Presidente Getúlio Vargas (Repar) e na Refinaria Landulpho Alves (RLAM).  

O processo incluiu ainda três réus ligados ao ex-ministro, os ex-sócios da JD Consultoria, Luiz Eduardo de Oliveira e Silva, irmão do petista, e Júlio Cesar Santos, além do ex-assessor Roberto Marques, que tiveram as penas aumentadas. Dois réus sócios da Engevix, os executivos José Antunes Sobrinho e Cristiano Kok, que tiveram a absolvição mantida, e o lobista Fernando Antônio Guimarães Hourneaux de Moura, teve a pena diminuída. Já o ex-diretor da Petrobras Renato Duque teve pena aumentada para 21 anos e 4 meses. 

Fonte: Último Segundo - iG @ http://ultimosegundo.ig.com.br/politica/2018-05-17/jose-dirceu-prisao.html