Direito

MPT vai acionar a CCR na Justiça por falta de segurança do trabalho

O MPT já investiga a empresa desde 2014 e logo após o carnaval autuou novo procedimento para apurar a morte de outro empregado.
RP , Salvador | 21/02/2018 às 19:14
Metrô
Foto:
O Ministério Público do Trabalho (MPT) na Bahia está preparando ação civil pública contra a CCR Metrô pedindo a adoção de medidas de segurança do trabalho e indenização por danos morais coletivos. A empresa vem sendo investigada desde 2014, quando um funcionário de nacionalidade coreana morreu enquanto trabalhava. O órgão solicitou informações sobre a morte de outro empregado, ocorrida no domingo de carnaval (11/02), para incluir na ação. 

A procuradora Flávia Vilas Boas, responsável pelo inquérito, chegou a apresentar uma proposta de termo de ajuste de conduta para a CCR, porém a empresa não aceitou a proposta para se ajustar às normas legais e reparar o dano à sociedade. “Como a CCR não se dispôs a corrigir sua conduta, decidi ajuizar uma ação na Justiça do Trabalho, mas fomos surpreendidos com outra morte de trabalhador. Agora, vamos incluir essas informações e cobrar judicialmente a adoção de medidas previstas em lei para prevenir acidentes”, declarou, sem informar, no entanto, o valor que o MPT irá pedir como indenização por danos morais coletivos. 

O Sindicato dos Trabalhadores da Construção Pesada e Montagem Industrial (Sintepav) promoveu, na manhã desta quarta-feira (21/01) protesto para reivindicar o cumprimento de itens de segurança e saúde no trabalho na CCR. Eles também alegam falta de pagamento dos terceirizados. O MPT já investiga a empresa desde 2014 e logo após o carnaval autuou novo procedimento para apurar a morte de outro empregado.