Direito

Presidente do TJ Maria do Socorro homenageada com medalha 2 de Julho

Solenidade acontece dia 11, segunda-feira
Da Redação , Salvador | 10/12/2017 às 11:50
Maria do Socorre Barreto
Foto:
   
A desembargadora Maria do Socorro Barreto Santiago, presidente do Tribunal de Justiça do Estado da Bahia (TJBA), será agraciada nesta segunda-feira (11/12) com a Comenda 2 de Julho. Proposta do deputado Nelson Leal (PSL),  a homenagem ocorrerá no plenário Orlando Spínola às 10h. 

Eleita em novembro do ano passado para o biênio 2016-2018, a desembargadora tem uma trajetória  muito peculiar, natural de Coaraci, no sul da Bahia, a  magistrada  Maria do Socorro formou-se em Direito pela Universidade Católica do Salvador (UCSAL), faculdade na qual ingressou no mesmo período em que iniciou o curso de teatro da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Dirigiu a  Escola de Magistrados da Bahia (EMAB). Foi também Juíza na Comarca de Conceição do Almeida, de onde seguiu para as Comarcas de Castro Alves e Cruz das Almas.

Em 1991, enveredou sua carreira pelos Juizados Especiais Cíveis e de Defesa do Consumidor da Capital, onde permaneceu por 16 anos. Alçada às Turmas Recursais e como Juíza Substituta do Tribunal de Justiça do Estado da Bahia em 2005, foi promovida a Desembargadora pelo critério de merecimento em 23 de agosto de 2007. À frente do Tribunal, vem desenvolvendo um trabalho de excelencia que levou o TJBa a ganhar pela primeira vez na história o Selo Ouro "Justiça em Números", premiação concedida pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) para os tribunais que se destacaram por sua excelência em gestão da informação e da qualidade da prestação jurisdicional. Para a presidente do TJBA, desembargadora Maria do Socorro Santiago, o prêmio representa o reconhecimento de todo o esforço realizado para melhoria da prestação jurisdicional no tribunal baiano.