Direito

Detran presta assistência a vítimas de acidentes de trânsito

Os telefones do Pró-Vítimas são (71) 3033-3849 (71) 3022-3849
Comunicação Governo da Bahia , Salvador | 08/08/2017 às 19:25
Detran presta assistência a vítimas de acidentes de trânsito
Foto: Paula Fróes/GOVBA
A aposentada Joana da Silva, de 64 anos, sofreu um acidente de trânsito em fevereiro deste ano, em Salvador, e fraturou gravemente a perna esquerda e o crânio, necessitando de tratamento médico prolongado. "Ao sair de um ônibus fiquei presa na porta e bati a cabeça fortemente, o impacto comprometeu minha mobilidade precisei de fisioterapia e um longo tratamento. Aos poucos estou melhorando e voltando a minha melhor forma".

O caso é um dos mais de 2 mil  atendidos pelo programa Pró-vítimas desde que foi implantado pelo Departamento de Trânsito da Bahia (Detranem outubro do ano passado. O programa tem sede no Espaço Maria Alice, no Rio Vermelho, na capital baiana e oferece assistência jurídica, social e psicológica em Salvador para vítimas de acidentes de trânsito e familiares, incluindo instruções referentes ao Seguro Danos Pessoais Causados por Veículo Automotores de Vias Terrestres (DPVAT).

Para Marília Maia, coordenadora do programa, o objetivo é fazer um atendimento eficiente a quem procura a unidade. “O nosso atendimento se inicia com uma busca de como foi o acidente e de lá nós encaminhamos essa pessoa para o setor jurídico, que faz o acompanhamento da documentação necessária durante o processo legal. Ao fim da parte burocrática oferecemos um suporte psicológico para auxiliar nesse processo doloroso pelo qual passam os acidentados”, afirma.  

O Pró-Vidas vai ampliar as atividades neste mês. Serão abertas unidades de atendimento em Paripe, no Subúrbio Ferroviário de Salvador, e nos municípios de Lauro de Freitas, na Região Metropolitana de Salvador (RMS), e Paulo Afonso, no norte baiano. Os telefones do Pró-Vítimas são (71) 3033-3849 (71) 3022-3849.

Mais Vida

O Detran também promove a campanha “Mais Vida” para a doação de cadeiras de rodas e equipamentos que ajudem na recuperação dos acidentados, como explica o coordenador de Segurança e Educação para o Transito, Carlos Moura. “Estamos recebendo doações de muletas, bengalas, cadeiras de banho e camas ortopédicas de pessoas que hoje não precisam porque já se recuperaram dos acidentes que sofreram”.