Direito

Salvador apresenta números da assistência social durante conferência

O evento teve início às 15h30 desta quarta-feira (19)
Secom Salvador , Salvador | 19/07/2017 às 19:19
A ampliação e consolidação das políticas públicas voltadas para a população carente de Salvador foram motivos de comemoração para a Prefeitura durante a 11ª Conferência Municipal de Assistência Social. O evento teve início às 15h30, desta quarta-feira (19), no Hotel Fiesta, com a apresentação do Coral do Lar Fabiano de Cristo e do grupo de ginástica rítmica da Secretaria de Promoção Social e Combate à Pobreza (Semps), responsável pela organização do evento.
Participaram da conferência a titular da Semps, Tia Eron, a secretária Nacional de Assistência Social do Ministério do Desenvolvimento Social e Agrário, Carminha Brant, a representante do Ministério del Interior da Colômbia, Gisela Fonseca, e os representantes dos Conselhos Nacional, Estadual e Municipal de Assistência Social, além de vereadores e demais autoridades.
Salvador conta hoje com sete benefícios pagos exclusivamente pela Prefeitura, já realizou cerca de 2,8 mil abordagens sociais de janeiro a abril desse ano, 758 atendimentos no Centro Unificado de Inclusão, Desenvolvimento, Assistência e Referência Social (Cuidar), além disso, oferece 600 vagas em Unidades de Acolhimento Institucional e paga auxílio moradia a 760 pessoas com perfil de população em situação de rua.
“O prefeito ACM Neto elevou o nível da assistência social de Salvador, percebendo a necessidade da consolidação do Sistema Único da Assistência Social, o Suas. E a conferência traz isso, não como novidade, muito pelo contrário. Nesse momento, trazemos a oportunidade de consolidação desse sistema para dizer para o Brasil, como um todo, que a assistência não é favor, não é filantropia, mas um direito do cidadão”, disse Tia Eron, durante a conferência.
O público superou as expectativas da organização do evento, prova de que, conforme afirmou o presidente do Conselho Municipal de Assistência Social de Salvador (CMASS, Jozias Sousa, as pessoas estão participando cada vez mais das discussões das questões do SUAS, que foi tema central da conferência. “Que esse seja, realmente, um momento forte de discussão e de temas voltados para a consolidação dessa lei”, opinou Sousa.
Para a secretária Nacional Carminha Brant, a participação também é uma demonstração de que as pessoas estão engajadas. “Isso é muito bom porque, dessa maneira, não temos retrocesso. A conferência tem um papel chave porque reúne grande parte da sociedade civil para discutir políticas públicas da assistência social”, completou.
A representante do Ministério del Interior da Colômbia, Gisela Fonseca, elogiou os avanços proporcionados pela administração municipal. “Fico impressionada com o desenvolvimento local porque estive aqui no final de 2012 e naquele ano não gostei da organização da cidade”, relatou, aproveitando para trazer os exemplos do seu país de origem em relação aos avanços das políticas voltadas para a Assistência Social.
“Nós temos uma política um pouco parecida com a daqui, que é o Más Famílias em Accion, mas é um programa de transferência de renda condicionada, a partir do qual o jovem tem que estudar para que a família receba o auxílio de R$ 300. Conseguimos sair de um cenário de 14 milhões de pobres para sete milhões em sete anos”, conta.