Direito

CARIOCAS ficam ilhados com temporal com alagamentos que se repetem

Alagamentos se repetem a cada chuva ahá 30 anos
NF , RJ | 21/06/2017 às 17:38
RJ com vários bairro alagados
Foto: G1
O temporal que caiu na cidade do Rio de Janeiro ontem (20) deixou os cariocas surpresos e ilhados. Na Zona Sul, os bairros da Gavea, Lagoa e Jardim Botânico tinham enormes bolsões d'água até hoje pela manhã. A marca da água no muro do Jockey Clube passou de um metro. 

Choveu em cinco horas o esperado para um mês. Em Botafogo, a chuva também fez estragos. As pessoas caminhavam com água na altura dos joelhos e no Catete a situação também se repetiu. 

Situação que se repete há mais de 30 anos. Em todas as chuvas,  os cariocas sentem na pele o efeito dos alagamentos. E sempre nos mesmos locais. 

O poder público se mostra inoperante. Alagamentos, deslizamentos e quedas de árvores são comuns. Engarrafamentos de quilômetros são registrados nas principais vias da cidade. Os pontos não mudam: Avenida Maracanã, na Tijuca; Rua Jardim Botânico, no Jardim Botânico; Avenida Borges de Medeiros, na Lagoa; Praça Vanhargen, na Tijuca. 

O prefeito Marcelo Crivella culpou o corte de verbas: metereologistas estão sem salário e a secretaria de Conservação teve orçamento reduzido. Apesar de a cidade ter um dos mais modernos Centros de Operações do mundo, não houve preparação preventiva. 

Em entrevista à TV Globo, o secretário de Conservação não soube explicar as falhas, muito menos o novo papel de Centro de Operações, que de acordo com o cel.Paulo Amendola, secretário de Ordem Pública, agora tem como prioridade a segurança pública. 

Para o carioca fica a sensação que a cidade mudou, mas os problemas não. Chuva ainda é uma "pedra no sapato" dos administradores públicos no Rio de Janeiro. 

De acordo com Crivella, a cidade passou no teste, mas garantiu que a Prefeitura - via Centro de Operações - irá priorizar a chuva nesses momentos.