Direito

SOLIDARIEDADE NO TJ/BA: Expo sobre mães de crianças com microcefalia

Expo foi aberta ontem com momento de emoção
Da Redação , Salvador | 10/05/2017 às 12:28
Roda com abraço fraterno
Foto: Nei Pinto
A presidente do Tribunal de Justiça, desembargadora Maria do Socorro Barreto Santiago, abriu oficialmente, na tarde de terça-feira (9), a exposição fotográfica promovida pela Associação Abraço a Microcefalia, no átrio da sede do Judiciário.

Sensibilizada com a causa das famílias de crianças com microcefalia, a desembargadora ressaltou que falava como mãe, “pois é nesta condição que o amor se mostra em sua face mais sublime, sem nada esperar em troca”.

“Não causa surpresa que o movimento tenha nascido de uma iniciativa de mães, pois é nelas que se faz a vida e é delas que todos recebemos o primeiríssimo amor: o amor que nos antecedeu”, disse a presidente.

Emocionada, a desembargadora disse que “Abraço a Microcefalia é uma reunião de mães”. A solenidade foi encerrada com as vozes do Coral do TJBA executando “Luz do Sol”, de Caetano Veloso, sob a direção do maestro Márcio Medeiros.

A exposição reúne 15 posters em que a fotógrafa Natália Borges reúne pais, mães e filhos em cenas de carinho e amor, manifestações que a Associação Abraço a Microcefalia procura cultivar desde que foi criada, em abril de 2016.

Agradecimentos – Os representantes da associação agradeceram à presidente do Tribunal e à sua Coordenação de Ação Social o apoio dado à entidade na realização da exposição fotográfica intitulada “A mamãe do abraço”.

Na avaliação da presidente da associação, Joana Passos, a exposição é um projeto feito por mães, e que reforça o princípio da entidade da troca de amor, carinho e experiência. “Mais importante do que ser diferente é fazer a diferença”, disse.

A entidade acolhe as famílias, dando suporte, orientação, amor e carinho, alem de atendimentos individualizados com fonoaudiólogos e terapeutas ocupacionais. A associação tem ainda por objetivo criar uma rede de apoio e solidariedade.

“Proporcionamos oficinas quinzenais, com diversos profissionais, no intuito de orientar as famílias e criar um ambiente de convivência, onde haja troca de experiências e momentos de relaxamento”, disse Joana Passos.