Cultura

LANÇAMENTO DO FILME "CANGAÇOU" EM SENHOR DO BONFIM, p LILIANA PEIXINHO

Liliana Peixinho é jornalista, especialização em Jornalismo Científico, Cultura, Novas Tecnologias, Meio ambiente. Ativista humanitária; fundadora da AMA
Liliana Peixinho , Senhor do Bonfim | 25/02/2025 às 10:26
ACLASB convite
Foto:
Dia 25 de Fevereiro, terça- feira, às 19.30h, na sede da ACLASB- Academia de Letras e Artes de Senhor do Bonfim, acontece o lançamento do filme "CANGAÇOU - Vila Nova da Rainha", com uma programação que inclui projeção, apresentação das ações realizadas pelo grupo de campo e pesquisa. A presidente da ACLASB, Leonor Bartilotti, convida a comunidade para prestigiar o evento.

Depois da projeção, que é pública e gratuita, será realizada uma roda de conversa com participação da equipe de produção, acadêmicos da ACLASB, ativistas culturais, professores, e membros da sociedade.

Conforme informações de Darlan Orfeu, ativista sociocultural, comprometido com pautas de valores transversais, diretor do filme, "Cangaçou" é fruto de interesses históricos, com muitos anos de pesquisa sobre Lampião e o Cangaço.

"A paixão pelo tema cangaço, surgiu das memórias contadas desde criança que perpetuaram o imaginário coletivo de nossa época", relata Darlan.

O valor e resgate de saberes ancestrais, compromisso do grupo de pesquisa e trabalho de campo, é reforçado no roteiro, fotografia, edição, montagem, captação de imagens e conceito documental, do filme.
" Os contadores de histórias acessavam as matrizes orais palpitados em versos as narrativas das aventuras e da saga sangrenta de um Brasil ainda rural e construíam a figura mitológica dos cangaceiros", resgata Darlan.

O filme tem uma equipe técnica formada por profissionais especializados, apaixonados pelo audiovisual, que não medem esforços em desafios para ir a campo realizar sonhos. Com direção de Darlan Orfeu; Co-Direção, Fotografia e Montagem, do publicitário e vídeo maker, especializado em novas tecnologias cinematográficas, Alen Peixinho; Câmera de Wadson Filho;Assistente de Câmera, Sol Oliveira e Imagem aérea de Silvinei Viana; o filme "Cangaçou", conta com recursos da Lei Paulo Gustavo e muita entrega de tempo e conhecimentos aplicados em excelência .

Como todo projeto alternativo, os caminhos para chegar às fontes de financiamento foram de desafios históricos e alimentado em ritmo orgânico, onde coragem, compromisso coletivo e união com profissionais do Áudiovisual favoreceram o sonho de levar às telas histórias que envolveram a região de Senhor do Bonfim nos caminhos do Cangaço.

As técnicas que foram usadas desde a pesquisa, roteiro, captação de imagem, direção de fotografia, montagem, edição, contou com expertises de profissionais focados no mercado com foco em temas humanos.

Atento aos movimentos Darlan ressalta que "As técnicas usadas desde roteiro, montagem edição foi um trabalho em parceria com o grande profissional Alen Peixinho. A captura de imagem, com Wadson Filho; e imagem aérea com Silvinei Viena.

Já o trabalho de pesquisa, diz Darlan, "foi feito ao longo de muitos anos em campo e através de fontes orais documentais e bibliográficas".

Conforme informações de Darlan, o projeto tem uma colaboração diária do grupo de estudos e pesquisa Cangaçou. E o lançamento na ACLASB, "é um projeto piloto para utilização da liguagem audiovisual como forma de preservação e perpetuação da memória".

O documentário, diz Darlan, "faz parte de uma série de ações que estamos realizando em nosso território com o propósito de também explorar o turismo histórico, visto que nossa região tem muito potencial para o tema".

Após o lançamento na ACLASB, o " Cangaçou- Vila Nova da Rainha" segue para exibição em diversos espaços que estão sendo programados como em Igara, zona rural do município de Senhor do Bonfim.