Cultura

IMAGEM DO PADROEIRO DE SALVADOR SÃO FRNCISCO XAVIER DE CORPO INTEIRO

Imagem do padroeiro de Salvador de corpo inteiro, rara. A existente em Salvador só tem uma parte do corpo.
Tasso Franco , Lisboa | 16/01/2022 às 09:55
São Francisco Xavier, padroeiro de Salvador, à direita da foto
Foto: BJÁ
  O Museu de São Roque ou Museu de Arte Sacra de São Roque está anexado à igreja deste santo, em Lisboa, e possui uma colecção de arte sacra valiosa, do espólio da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa. Há, entre as peças expostas no local uma imagem de São Francico Xavier, padroeiro de Salvador, de corpo inteiro. Pelo menos para mim uma raridade uma vez que a imagem deste santo existente na Basílica da Sé, na capital baiana, só tem a metade do corpo e na procissão realizada anualmente pela Câmara de Vereadores é esta imagem, em andor, que percorre as ruas do centro de Salvador.

   Hpa, ainda. vários óleos de dom João III que foi o rei que mandou fundar a cidade do Salvador e é pouco cultuado na Bahia. Para estudiosos da história da Bahia essas peças têm grande validade e importância.

   O museu foi inaugurado em 1898, ano em que se comemorava, em Lisboa, a chegada de Vasco da Gama à Índia e o 400.º aniversário da instituição. Nesta ocasião foram apenas apresentadas as alfaias e paramentos do tesouro da Capela de São João Batista, encomendada por D. João V a Roma para a Igreja de São Roque.

Mais tarde, a Santa Casa procede à preparação de uma exposição permanente não só do tesouro da capela, mas também das obras mais relevantes, do património artístico da instituição. Para tal, foram escolhidas algumas salas da antiga casa professa da Companhia de Jesus, dependências que, anexas ao templo, eram desde 1783 o local onde se procedia a extracção da Lotaria Nacional. Era este o aspecto do Museu de São Roque na época da sua primeira abertura, em 1905.

Em 1992 foram realizadas obras de remodelação para que pudesse albergar ainda mais peças, entre as quais se encontram exemplares de pintura, escultura e ourivesaria de meados do século XVI a 1768, período que corresponde à permanência dos jesuítas na igreja e antiga Casa Professa de São Roque.

SANTO FRANCES

Roque de Montpellier (c. 1295 – 1327) é um santo da Igreja Católica Romana, protetor contra a peste e padroeiro dos inválidos, cirurgiões, e dos cães. É também considerado por algumas comunidades católicas como protetor do gado contra doenças contagiosas. A sua popularidade, devido à intercessão contra a peste, é grande sendo padroeiro de múltiplas comunidades em todo o mundo católico e padroeiro de diversas profissões ligadas à medicina, santo protetor contra a peste, padroeiro dos inválidos, ao tratamento de animais e dos seus produtos e aos cães. A sua festa celebra-se a 16 de agosto.

Em Salvador é um santo muito cultuado e há uma igreja de São Lázaro e São Roque na comunidade da Federação com festa anual (também conhecida como festa do banho das pipocas). Tem forte ligação com a comunidade do povo de Salvador. São Rque é padroeiro de algumas localidades baianas tais como São Roque do Paraguaçu, Mutuipe e Ipiaú entre outras.