Cultura

A CADEIRA E O ALGORITMO: A MÚSICA HARMONIZA O NOVO COM O VELHO, SEMPRE

Esse é o novo tema do livro de Tasso Franco no portal Wattpad - a convivência das novas tecnologias com as velhas
Tasso Franco , da reda��o em Salvador | 30/11/2021 às 10:59
Museu Cidade do Carnaval, em Salvador, tambores
Foto: BJÁ
      O jornalista Tasso Franco no capítulo 7 do seu novo livro intitulado "A Cadeira e o Algoritmo - a convivência entre as velhas com as novas tecnologias" aborda o tema da música e faz um histórico e comparativos mostrando que perdura essa hamonização entre o tambor - um dos instrumentos mais antigos da humanidade - e as guitarras elétrias - não tão antigas, mas, ainda hoje dominantes no mundo musical do rock e de outros estilos.

   Sobre esse tema divulgou dois vídeos no seu canal do YouTube (Sêo Franco) com gravações nos museus Cidade da Música e Cidade do Carnaval, ambos em Salvador, que revelam a história da música na Bahia desde os seus primórdios, exatamente com o uso de tambores, sobretudo a partir do século XIX - com os sons dos terreiros de candomblés - até os dias atuis, navengando por todos os gêneros musicais, do batuque, do afoxé, até o som eletrizado e metalizado.

   E faz um convite para os internautas assistirem os vídeos e lerem os capítulos do seu novo livro no site de literatura Wattpad, gratuitamente. Segundo o jornalista esse é um tema - das novas tecnologias convivendo com as velhas - atual exatamente porque há toda uma preocupação na humanidade de que as novas tecnologias sepultem de vez as antigas.

   "Creio que isso já está acontecendo, em alguns casos e determinadas áreas, mas não será totalmente dominante porque há elementos - como a cadeira, por exemplo - que não serão superados ou sepultados e persistirão e terão uma convivência prática com o homem e as novas tecnologias", frisa. 

    E assim, segue acontecendo com a música no desafio de enfrentar a música eletrônica e os sistemas holográficos que não se utizam de músicos e compositores humanos e já ocupam muitos espaços no mercado consumidor. "Essa é uma preopação pertinente - diz o jornalista - embora o que classificamos como boa música, com poética, com uma harmonia suave, que dá prazer em ser ouvida, essa jamais morrerá e usa o tambor (a batéria) e a guitarra em casamento perfeito", completa.

   * Para seguir Tasso Franco no canal YouTUbe: Sêo Franco, o sincero.
   * Leitura dos textos da "A Cadiera e o Algoritmo": www.wattpad.com