Cultura

FESTIVAL CULTURAL DA PEDRA DO TROVÃO É ABERTO AO PÚBLICO PELA 1ª VEZ

Um Festival Vodún no miolo de Salvador
Doris Pinheiro , Salvador | 26/11/2021 às 14:47
Gayaku Sinay
Foto: Pedro Victor

Sòkpè – Festival Cultural da Pedra do Trovão é um festival de cultura afro-brasileira que será realizado durante três dias no Terreiro Vodún Kwè Tò Zò, promovendo práticas culturais coletivas que subsidiam ações não só religiosas e culturais, mas também sócio ambientais. O evento acontece de 10 a 12 de dezembro, das 10h às 19h. 


O Vodún Kwé Tò Zò é um Terreiro de Candomblé Jeje, situado na região de Cajazeiras, próximo a pedra de Xangô (Patrimônio da Cidade do Salvador). Dentro da área do Terreiro existe uma formação rochosa similar à Pedra de Xangô, com aproximadamente seis metros de altura. Esse monumento é conhecido pelo povo de santo como SÒKPÈ (a pedra do Trovão), e representa a divindade patrona da comunidade, o Vodún Kposù ou Sogbò como é chamado, de forma genérica, por ser uma divindade do panteão do fogo. 


Há 14 anos o Terreiro celebra essa divindade, de forma privada, com rituais e atividades culturais, sempre nos dias 10, 11 e 12 de dezembro, no "SÒKPÈ - Festival Cultural da Pedra do Trovão". Idealizado pela sacerdotisa Gayaku Sinay, o Festival completa 15 anos de existência e resistência, e, pela primeira vez será aberto ao público. Dessa forma todos poderão participar das celebrações e atividades, de forma gratuita, seguindo todos os protocolos de segurança necessários, por conta da pandemia do Covid 19. 


O Festival é uma contrapartida ao apoio financeiro da Fundação Gregório de Mattos, através do Edital Mapa cultural de Salvador e da lei Aldir Blanc. 


Dentro da programação religiosa, no primeiro dia, haverá  o Fon Legbá, um ritual propiciatório onde os sacerdotes "acordam” o Vodún Legbá e pedem sua proteção durante todo o período de realização do evento. Finalizando a programação do dia, teremos também o Tedùdù, a Festa do Inhame Novo, ritual que dá início aos festejos lembrando do inhame como produto base da cultura dos povos Fon, principalmente da cidade de Savalou, na região do antigo Daomé, hoje Benin. 


No segundo dia, o ritual é o Feví, - a Festa da Comida de Sogbò, momento em que é oferecido ao vodún e aos presentes a comida preferida da divindade. 


Por fim, no terceiro e último dia, teremos o Zoogodè - a Festa da Fogueira. É nesse dia que a comunidade de terreiro acredita que o fogo sobe aos céus e retorna em forma de bênçãos, por este motivo é acesa uma grande fogueira para o Deus do Trovão. 


Dentre as atividades culturais, haverá palestras, roda de capoeira, roda de conversa, workshop etno-gastronômico, trilha eco-cultural pela área verde do terreiro e uma roda de samba com o Grupo Barlavento, com a participação das Sambadeiras de Cajazeiras e participação especial de Quadrado de Mutá. 


Durante toda a programação do evento o Tabuleiro do Tò Zò estará aberto e o público poderá adquirir quitutes afro-brasileiros, dentre eles o melhor Acarajé de Salvador, eleito pelo Prêmio Tabuleiro da Baiana junto ao SENAC.

 

Programação ? 

 

DIA 10/12/21

10h00 – Abertura

11h00 – Palestra “Pedra de Sogbò, Nzazi e Xangô tecendo redes”. Por Maria Alice Silva, pesquisadora do PPGAU-UFBa Etnicidades

 

14h00 - Fon Legbà

15h00 – O Tabuleiro do Tò Zò

15h30 – Roda de Capoeira com o Projeto Tò Zò

19h00 – Tedùdù – a Festa do Inhame.

 

DIA 11/12/21

10h00 – Roda de Conversa sobre “Diversidade Cultural dentro das Religiões de Matriz Africana e o reflexo na arquitetura dos Terreiros”. Participação de Sacerdotes e Acadêmicos, dentre eles: Esmeraldo Emetério de Santana Filho – Tata Xicarogoma Zingue Lubombo do Terreiro Tumba Junsara; Sinay Almeida Borges da Conceição – Gayaku do Terreiro Vodún Kwé Tò Zò; Sônia Iyá Egbé do Terreiro Ilè Asè OXalufã; Kátia Silveira – Arquiteta e Urbanista.

Mediação: Sônia Mendes

 

14h00 - Momento Etino Gastronômico – Workshop e degustação da culinária Afro Brasileira, comandado pela Chef Gayaku Sinay

15h00 – O Tabuleiro do Tò Zò

19h00 – Fevi – a Festa da comida de Sogbò

 

DIA 12 /12/21

10h00 – Trilha Eco Cultural pela área verde do Terreiro da Pedra do Trovão

 

14h00 – Samba de Roda com o Grupo Barlavento e as Sambadeiras de Cajazeiras. Participação Especial: Quadrado de Mutá

19h00 – Zoogodè – a Festa da Fogueira. (Encerramento).

 

SERVIÇO

SÒKPÈ – Festival Cultural da Pedra do Trovão

Dias 10, 11 e 12 de dezembro/21 das 10h às 19h.

Rua Profª Julieta Fahel Guimarães – Trav. do Sossego, 108-A – Faz. Grande II – Cajazeiras.

Contato para entrevistas: 71 99296-4482 (Gayaku Sinay)

Siga-nos em nossas redes sociais:

@vodunkwetozo

https://www.facebook.com/Terreiro.da.Pedra.do.Trovao/