Cultura

A HISTÓRIA DO BAIRRO RECREIO, EM SERRINHA: COLINA AGRADÁVEL DE MORAR

Bairro eminentemente residencial e com um comércio básico e alguns serviços
Tasso Franco , da redação em Salvador | 25/10/2021 às 10:14
Centro de lazer do bairro, o estádio do Bodão
Foto:

   O bairro Recreio localizado na zona Sul de Serrinha é irmão gêmeo do Vila de Fátima (antiga Coruja). Assim dito, tem o mesmo DNA e nasceu a partir de duas fazendas: uma maior, a Fazenda Recreio que pertencia a Antônio Barbosa de Oliveira (irmão de João Barbosa de Oliveira, este proprietário da Faz Coruja); e uma menor, pertencente Dr. José Mota, de nome Arapuã. Havia, ainda áreas pertencentes ao fazendeiro Novais e ao bancário Antônio César Paes, que ele considerava um sitio.

  Antônio Barbosa de Oliveira era filho do fazendeiro Domiciano de Oliveira (Morro Redondo) e era casado com Rosinha, uma filha de Zazá com Costa Pinto. Lembrando o seguinte: João Barbosa era casado com Zazá, porém, só a partir do momento em que esta senhora, que se chamava Josefa Brito da Costa Oliveira viúva de Costa Pinto (rico fazendo do município de Ribeira do Pombal com quem teve três filhos - Catão, Rosinha e Hilda. Zazá teve mais uma filha com João chamada Aída - que se casou com um médico chamado Ari.

   Quanto Antônio Barbosa - sem herdeiros - faleceu, em 1965, a partir do final desta década, a viúva Rosinha vendeu parte das terras da Faz Recreio a uma senhora chamada Hermínia. E é esta Hermínia - juntamente com um cidadão chamado Pedro Mota, que não tinha parentesco com Hermínia - inicia-se o loteamento que vai resultar no bairro. Esse Pedro - há dúvidas se ele comprou a terra onde ergueu casas às margens da estrada do Recreio ou se ocupou-as e depois loteou-as.

 COMO SURGIU A ESTRADA

  Toda essa história tem um enredo complementar importante e anterior ao loteamento que foi a chegada do automóvel em Serrinha e a abertura de uma estrada para Conceição do Coité - no governo municipal de André Negreiros Falcão, em 1931 - a partir do seguinte roteiro: Av Getúlio Vargas -linha do trem - passava sobre a barragem da Bomba e seguia pela trilha carroçável das boiadas área Sul - estrada do Recreio (cortando as Fazenda Recreio e Arapuã) e seguia em direção aos distritos de Tanque Grande, Bela Vista e Chapada, daí Bandeaçu até Coite. A outra perna, quando passava a barragem da Bomba seguia em direção ao Guarani (a Oeste) e para o distrito de Barrocas.

  Essa estrada foi aberta no governo do médico André Falcão, nomeado pela ditadura tenentista de Getúlio Vargas (1930/1936) e é às margens dessa estrada que vão surgindo as primeiras casas que irão formatar o bairro Recreio. Hermínia, assim como Perolina (que loteou a Coruja) era natural da Chapada. E nesse caminho - outra lembrança importantes - foi o usado por Bernardo da Silva quando deixou a Fazenda Tambuatá (localizada no distrito da Chapada e, hoje, pertencente aos herdeiros do professor Waldir Cerqueira), em 1723, para se instalar na Fazenda Serrinha e fundar o povoado de Serrinha, depois, arraial, vila e cidade.

  Esse trajeto só vai se modificar no governo João Durval - década de 1980 - quando foi aberta a estrada do Sisal, na década de 1980, e a ligação com Coité se dá a partir da rótula da BR-116, Av Contorno (oficial, Bráulio Franco), passa sobre a linha do frente quase em frete ao Marracassumé (de um lado) e o antigo Clube Locomotiva (do outro, de Genebaldo Queiroz), contorna o fundo do bairro Cruzeiro, segue passando pelo Hospital Municipal e se entronca com a antiga Estrada do Recreio no Peixão Restaurante e onde há um horto.

 Na década de 1990, adquiri uma gleba dessas terras exatamente onde existia a bifurcação Alto do Recreio com a BA-90 e, dez anos depois, como o local estava sendo invadido - embora cercado - vendi a Belmiro Mercês que, antes de falecer vendeu a um terceiro. Hoje, essa área tem um corte transversal - invasão - e imóveis na ponta do vértice, onde também funciona na época junina venda de fogos de artifício.

  O QUE DIZEM OS MORADORES

  Entrevistei um dos moradores mais antigos do local, Ivo Amâncio de Aquino, 63 anos, uma vez que, tanto dona Hermínia; quanto Pedro Mota já faleceram. Ivo diz que seu pai José Amâncio de Aquino, um descendente de alemão que morava no Valente e atuava como guarda na Estação de Trem da Leste Brasileiro, em Santaluz - tinha a missão de fiscalizar - entre outras - se havia algum cangaceiro de Lampião a bordo dos trens. José Amâncio veio atuar em Serrinha na Estação da Leste e se estabeleceu - em casa de morada - as margens da estrada do Recreio.

   Portanto, Ivo está no Recreio há 60 anos - desde quando nasceu, em 1958, e conta que "só havia a casa dos meus país, a estrada e as fazendas. Com o passar dos anos um senhor chamado Pedro Mota loteou um pedaço de uma área - mais ou menos em frente ao estádio Bodão - e a localidade foi crescendo". Ivo tem 8 filhos nascidos no Recreio e conta que 4 deles moram em São Paulo e os outros moram em Serrinha e no Recreio, sendo que uma de suas filhas - sua vizinha - trabalha no Posto de Saúde da Vila de Fátima.

   Curioso é que a escola municipal João Barbosa de Oliveira - o antigo dono da Coruja - fica no Recreio na rua que se chama Subida do Recreio ou Ladeira do Recreio. É a rua principal do bairro já parcialmente urbaniza até as proximidades da casa de Ivo que ainda a rua é no cascalho. Nesta avenida, também, estão o Estádio do Bodão - principal área de lazer do local - as casas comerciais - em especial supermercados, padarias, salões de beleza, etc - e a Capela Nossa Senhora de Lourdes.

  Segundo Mica da Sucam, presidente da Associação Beneficente de Vila de Fátima, a divisa da Vila com o Recreio é a rua Rui Barbosa, a partir da pontinha do canal. A parte Oeste do bairro pertencia a Antônio César Paes, onde havia um sitio, onde hoje mora o caseiro, e a outra parte do sitio foi deixada de herança a Lícia Paes, a qual loteou a área.

   Margarida Maria de Souza - antiga moradora do Recreio e nascida no bairro - revela ao BJÁ que "o importante para nós filhos de Serrinha e conhecedor do lugar que nascemos, contar a sua história. Eu e meus irmãos Lourdes (ou Eneda) como era chamada, Walter e Leônidas nascemos na antiga Fazenda Coruja de propriedade do Dr. Joãozinho ou seja Dr. João Barbosa ex-prefeito. Naquela época a casa foi cedida para meus pais recém casados morarem".

  - Na época só existia acima da nossa, a Casa Branca. Mais tarde, quando meu pai conseguiu um dinheirinho (já que ele tinha uma pensão próxima ao Beco da Lama O Sertanejo) comprou uma área da fazenda Recreio aonde naquela fazenda nascia minha outra irmã Eridan (falecida).

  Segue o depoimento de Margarida: - Quem comprou esta fazenda mais tarde foi uma senhora chamada D. Cirila

  Em Nossa fazenda Recreio recebíamos a visita dominical da família de seu Otaviano e D. Flora que eram conterrâneo de papai (Uauá) que chegaram a batizar minha irmã Erlene as suas filhas Maria, Alzira fizeram-se madrinhas de outros meus irmãos. Padre Otávio ainda menino ia com seus pais a nos visitar.

  Acima da nossa fazenda morava D. Beata e família que rezavam todo ano fazendo uma festinha - acho que tinha Maricas como filha, Hildebrando... é muita história.

  Lá perto da Coruja morava também Seu Zelis Cordeiro. "E nesse relato surgem pessoas que ainda vivem aí ou têm parentes porque incluo o Sr. Pirulito antigo sapateiro que causou ciúme a papai quando conheceu mamãe".

   COMO ESTÁ O BAIRRO HOJE.

   O bairro é eminentemente residencial embora tenha algumas casas comerciais básicas - mercados, padaria, salão de beleza, capela, estádio de futebol. Ao Norte, não tem mais para onde crescer, pois, topa com a Vila de Fátima a partir da rua Ruy Barbosa. A Oeste ainda tem uma enorme área para crescimento e estão em construções novas casas; a Leste, idem; e ao Sul, onde está o conjunto residencial Alto do Recreio uma área enorme para crescimento e onde existe alguns sítios.

   O eixão - avenida principal é a Recreio ou Ladeira do Recreio - e há ruas transversais como a padre Cícero, São João, Ruy Barbosa e outras. Como fica localizado numa colina, de determinadas áreas tem-se uma bela vista de Serrinha e o clima é agradável. No inverno, às noites, faz frio.