Cultura

PROFESSOR DE FÍSICA DA UFBA MORRE AOS 49 ANOS VITIMA DA COVID 19

Com G1 informações
Da Redação , Salvador | 19/04/2021 às 18:27
Professor Jailton Souza de Almeida
Foto:
    O professor do Instituto de Física da Universidade Federal da Bahia (UFBA), Jailton Souza de Almeida, morreu na madrugada desta segunda-feira (19), por causa de complicações causadas pela Covid-19. Ele estava internado há cerca de 40 dias em um hospital de Salvador, com problemas respiratórios, e não resistiu.

Jailton atuava na instituição desde 2008 e atuou como revisor em vários periódicos internacionais de ciências, além de possuir dezenas de artigos publicados em revistas científicas de vários países, com mais 500 citações.

Ele era graduado e mestre em física pela própria universidade e fez o doutorado na Universidade de Uppsala, na Suécia. Jailton também foi assessor da Câmara de Inovação da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia (Fapesb), de 2007 a 2011, e era consultor de universidades, institutos federais e fundações de amparo à pesquisa.

Além disso, ele atuou também na Universidade de Uppsala, onde cursou o doutorado, como professor visitante, tendo projeto financiado pela União Européia, e tinha experiência em High Performance Computing, tendo montado um cluster de computadores a partir de PC's para simulação computacional de propriedades físicas de sólidos.

O professor Ricardo Miranda, diretor do Instituto de Física da UFBA, por meio de nota, lamentou a morte do colega.

"Colega e professor respeitado e querido por toda a comunidade do nosso instituto, Jailton deixará uma permanente lacuna entre nós, mas estará sempre em nossa memória e nossos corações”, disse.