Cultura

DICAS DO SERAMOV: CUIDADO COM AS OFERTAS MIRABOLANTES DA INTERNET

Idosos devem fazer uso da internet mas precisam ter muitos cuidados
Tasso Franco , da redação em Salvador | 27/02/2021 às 08:28
Todo cuidado é pouco
Foto: DIV
  Este é o 17º texto do novo livro do jornalista Tasso Franco "A mão espiritual de Seramov - linhas que iluminam seu futuro" publicado no aplicativo wattpad falando do uso da internet por idosos e os cuidados que devem ser tomados. Leia abaixo e os demais no wattpad.

CUIDADOS COM USO DA INTERNET

A palavra chave é requalificação. Está em moda. Requalificar, realinhar, se antenar, modernizar. O brasil tem na atualidade mais 32 milhões de pessoas idosas. Isso significa uma população igual a do Peru. São pessoas na faixa de 60 anos para cima. 60/70 e em menor quantidade a partir de 80 até os 100 anos de idade. 

 No Brasil a faixa para ser chamado de idoso é de 60 anos para cima. Com a Reforma da Previdência isso mudou para 65 anos. A Itália que tem 65 milhões de habitantes é o país mais longevo da Europa. O governo italiano considera a pessoa idosa para fins de aposentadoria e outros a partir de 75 anos de idade. O Japão, um dos países com população mais longeva do mundo, a idade para ser idoso é de 80 anos e já existe uma faixa e pessoas de 90 a 100 anos de idade e que tem uma vida normal.

  Não estão numa cadeira de rodas nem num hospital. Estão nos shoppings, jogando golfe, no cinema, na academia, estão fazendo tai chi chuan. Enfim são pessoas que têm uma mobilidade reduzida, porém estão ativas e usando o metrô e participando da vida normal nas cidade japonesas.

  Esse é um problema que o Brasil vai enfrentar no futuro próximo. A idade média de vida dos brasileiros, hoje, é de 73 anos e a sociedade está  mudando, se transformando e nós idosos (eu tenho mais de 75 anos de idade e ainda estou trabalhando) precisamos acompanhar esse rítmio.

   Não podemos é ficar para trás. Temos que estar atentos a essas mudanças, a essas modificações que estão ocorrendo no mundo. E hoje nós estamos é vivendo na quarta era industrial. O quarto momento industrial, da chamada TI - Tecnologia da Informação - e da IA - Inteligência Artificial. 

   Ou seja, as empresas estão priorizando muito os jovens inclusive há um termo em moda chamado “júniorização”. Os idosos ficam de lado, de fora. As pessoas da meia idade (a partir de 40 anos até 60 anos) e os idodos não podemos desanimar porque a inteligência artificial veio para modificar a sociedade e para melhorar a vida de todas as pessoas. E não para piorar. É evidente que muitas profissões que existiram, desapareceram. Eu mesmo sou do jornalismo impresso e vi várias dessas profissões desaparecerem ao longo do tempo.

   E surgirem novas profissões, surgirem novas tendências. E a gente tem que acompanhar isso. Eu mesmo sai do jornalismo impresso e estou ano jornalismo eletrônico. Os computadores que a gente tinha como uma espécie de ser (ferramenta) inacessível e que muitos temiam usar, hoje, não. Hoje se trabalha nos computadorres, usa-se os iphones e smatphones numa boa.

   Vamos, então as cinco dicas da mão espiritual do Seramov, as 5 flechas douradas e certeiras para lhe orientar:

   1. Em primeiro lugar é preciso se requalificar sempre. Está sempre antenado com as coisas que acontecem no mundo pra que você não fique para trás. Eu faço fisioterapia numa clínica perto de casa, na Barra, em Salvador, e lá existia, antigamente, uma mesinha com revistas, com jornais e hoje desapareceu. Os velhinhos quando eu chego estão todos nos smartphones, nos iphones, verificando o que acontece no mundo e isso é muito bom. Até uns 5 anos atrás a gente não via essas coisas. Ou seja, essas pessoas mudaram de comportamento e você também pode mudar.

   2. Você precisa botar em sua cabeça que você tem experiência, tem talento e não pode jogar esse talento fora. Se você está com 50 anos a partir daí 60,70 e ainda tem condições físicas para trabalhar, tem que enfrentar o mercado de trabalho. Dentro das suas limitações, é claro, e colocar a sua experiência como um 'up-grade'. Meus médicos ainda hoje são todas pessoas idosas como eu. Eles que me atendem, trabalham diariamente. Meu médico do coração tem mais de 70 anos. Sua experiência não pode ser jogada fora. Lembre disso.

  3. Terceira coisa é preciso ter persistência para encarar a inteligência artificial. Não desanimar logo na primeira rodada. Então tem que ter persistência. É claro, que a maioria da nossa população idosa recebe um salário mínimo, entre 1 e 4 salários mínimos. Tem os marajás que não precisam. O pessoal do judiciário, os deputados, os membros dos tribuinais, os marajás dos serviços públicos. Esse pessoal se aposenta com um valor muito alto. Mas nós mortais temos que ter persistência no reciccar, trabalhar e seguir adiante. 

   4. O quarto ponto é não se seduzir por propostas mirabolantes na internet. Ter cuidado especialmente em relação a sexo, em relação ao amor, em relação a questões financeiras porque aparece muita promoção, aparece muita coisa para querer tomar seu dinheiro. Você tem que ficar atento porque a maioria dessas coisas é pra lhe furtar. Então se você vê uma oferta, você admira e diz nisso aqui eu vou entrar, consulte um amigo, consulte um filho, consulte um especialista. Não vá de cara porque senão você vai perder dinheiro e quebrar a cara.

   5. E por fim é a questão do mercado financeiro. Nós velhinhos, nós idosos, aposentados estamos na mira do mercado financeiro. E para tomar nosso dinheiro é daqui para ali. Então não arrisque. Nesse negócio de bitcons, por exemplo, é pra quem é especialista. Se você tem uma pessoa na família que conhece isso, aí você pode arriscar um dinheirinho lá. Se você tem uma pessoa que é especialista ou conhece o mercado de ações, então entre de leve. Agora não troque sua cadernetinha de poupança que esta lá segura, tranquila, por qualquer aventura porque você vai se dar mal. Lembre sempre, seguro morreu de velho.