Cultura

DICAS DO SERAMOV: SEJA SELETIVO NA INTERNET E DESCONFIE DA REDE SOCIAL

Veja as dicas de Seramov para uso da internet e os cuidados com as redes sociais
Tasso Franco , da redação em Salvador | 20/01/2021 às 10:07
Francolino e Zildoca
Foto: SERAMOV
  Nesta quarta-feira, 20, o jornalista Tasso Franco publicou o 8ª texto no aplicativo literário Wattpad do seu livro "A mão espiritual de Seramov - linhas que iluminam seu futuro" sobre o uso da internet e das cautelas em relação ao que é publicado nas redes sociais. Veja abaixo o texto de hoje e os demais no wattpad

  SEJA SELETIVO NA INTERNET E DESCONFIE DE 'VERDADES' DA REDE SOCIAL

 
  Hoje, vamos comentar sobre um assunto que está atualíssimo, muito comentado, efervescente, polêmico, que é a internet e o uso indiscriminado das redes sociais.

  Ultimamente as redes sociais viraram uma febre. E tem muita gente, que de forma irracional, quer divulgar suas 'verdades' como se fossem únicas. Então você precisa ter muita atenção em relação a essa situação. 

 Ninguém é dono da verdade. Esse é o primeiro ponto a ser analisado e existem muitos partidos políticos, ONGS, instituições, pessoas (individuais), grupos ideológicos querendo difundir ou impor uma verdade única quando é preciso se distinguir o joio do trigo.

 A internet é um meio democrático, um meio plural, um meio aberto e você não pode se intimidar em expressar suas opiniões da forma que você achar mais conveniente. Não ter medo de dizer o que pensa.

  O Brasil virou o país do patrulhamento. Ninguém pode contestar algumas “verdades”(entre aspas) ditas por esses sábios. Quer sejam elas sobre futebol, quer sejam sobre culinária, quer seja sobre trânsito, quer seja sobre educação, política, homossexualismo que é taxado por uma série de adjetivações.

 Essa situação chegou a tal ponto no país, que as questões sobre a economia, às questões sobre política, as questões sobre finanças estão sendo discutidas e analisadas nas universidades nos Estados Unidos, nas universidades da Ásia, nas universidades da Europa quando deveriam estar sendo debatidos aqui no Brasil. 

   Mas o patrulhamento infelizmente não deixa. Não se pode reunir no debate - por exemplo- o ex-juiz Sérgio Moro com a ex-presidente Dilma Rousseff, com o ex-ministro Jaques Wagner, com Ciro Gomes, com outro político qualquer porque o patrulhamento não permite.

  Então esses debates que deveriam estar sendo feitos na UFBA, que deveriam estar sendo feitos na UESB, na universidade de Campinas, na USP em São Paulo, estão sendo feitas em Cambridge, estão sendo feitos em Princeton, estão sendo feitos nos Estados Unidos e estão sendo feitos na Inglaterra.

  E nós, a inteligência nacional, o meio universitário perde muito com isso. Estamos chegando ao ponto em que o país está se transformando num Brasil dos guetos. O presidente da República só pode ir em determinado local, o político tal só pode em outro local. Os políticos de uma forma geral não estão podendo ir a lugar nenhum, nem o cinema que são vaiados.

  Isso não acontece somente com os políticos. Também com ministros do Supremo, ministros de outras cortes, ministros de Estado, juízes, desembargadores, autoridades que prestam serviços ao público.

   Então, o patrulhamento na internet aumentou bastante e vivemos agora cercados em guetos. Para você não se intimidar nem pirar a cabeça, vou dar cinco dicas da mão espiritual do Seramov a vocês, uma orientação básica.
                                                                           *****
   1- A primeira delas é que você deve participar da internet, deve participar das redes sociais e outros aplicativos porque são meios de comunicações vitais na sociedade brasileira e na sociedade mundial. Você não deve se intimidar com as patrulhas, não deve se intimidar com algumas postagens e seguir o seu caminho, à sua direção.

  2- A segunda delas é que você deve ser crítico, deve ser severo consigo mesmo, manter suas convicções mas também aceitar alguns pontos de vistas que você considere que são interessantes, que isso faz parte do contraditório, e só vai acrescentar conhecimento para você. É sábio saber ouvir e captar os bons ensinamentos para si.

  3- Você não deve se irritar com as postagens que você considere irracionais. Delete-as. Use a internet de maneira prazerosa, de maneira alegre, use os aplicativos que isso vai facilitar bastante a sua vida. Vivemos no mundo digital e é impossível retornar à época em que tirar um saldo de conta em banco tinha-se que ir ao estabelecimento.

  4 - Outra coisa: não existe idade para acessar a internet e seus aplicativos e ferramentas. Se você achar que está velho para isso, perdeu. A vovó, o vovô, a tia solteirona idosa, o bisavô, não tem isso de idade. A internet é aberta, livre, e com um pequeno treinamento e a prática você navegará numa boa.

  5 - Última dica, importante: a internet nos oferece milhões, bilhões de dados, de informações de todos os tipos. Deixe aos especialistas essa missão. Você só precisa aprender o básico - que já é muito - como acessar o noticiário confiável, aplicativos apenas do seu interesse e tá bom demais. Desconfie das redes sociais. Depois falaremos dela, especificamente. As 'fake news' (noticias falsas) são recorrentes.