Cultura

PELE NEGRA, MASCARAS BRANCAS TEM TEMPORADA VIRTUAL TEATRO DA UFBA

Dirigido por Onisajé, primeira mulher negra a dirigir uma montagem da Cia De Teatro da UFBA, espetáculo será exibido a partir 19h
Da Redação , Salvador | 29/11/2020 às 12:28
Elenco em cena
Foto:
O jornalista e ex-deputado federal Jean Wyllys participa neste domingo (29), a partir das 19h, de bate-papo sobre Pele Negra, Máscaras Brancas, obra de Frantz Fanon que dá nome a espetáculo da Cia de Teatro da UFBA, em temporada virtual. O espectador irá assistir ao registro audiovisual desta montagem que já foi assistida por mais de 25 mil pessoas, na presença e através dos suportes virtuais, entre 2019 e 2020. Pele Negra, Máscaras Brancas discute questões negro-referenciadas e os impactos do racismo sob a ótica de Frantz Fanon.

Para assistir a montagem, que tem dramaturgia de Aldri Anunciação e direção de Onisajé (Fernanda Júlia), os ingressos já estão disponíveis na plataforma Sympla, no valor único e acessível de R$10. Com produção da DA GENTE Produções, Pele Negra, Máscaras Brancas é baseado em tese homônima de Fanon e tem referências de “Os Condenados da Terra”, outra obra do autor.

Com codireção de Licko Turle, professor visitante da UNIRIO, a encenação traz um elenco totalmente negro formado por dez atuantes: Iago Gonçalves, Igor Nascimento, Juliette Nascimento, Manu Moraes, Matheus Cardoso, Matheuzza Xavier, Rafaella Tuxá, Thallia Figueiredo, Victor Edvani e Wellington Lima. A coreógrafa Edileusa dos Santos é a responsável pela direção de movimento e preparação corporal.

Ficha técnica
Direção: Onisajé (Fernanda Júlia)
Texto: Aldri Anunciação
Elenco: Iago Gonçalves, Igor Nascimento, Juliette Nascimento, Manu Moraes, Matheus Cardoso, Matheuzza, Rafaella Tuxá, Thallia Figueiredo, Victor Edvani, Wellington Lima
Co-direção: Licko Turle
Assistência de direção: Fabíola Nansurê
Orientação de pesquisa: Alexandra Dumas e Licko Turle
Colaboração em Pesquisa: Cássia Maciel, Edson César e Lucas Silva
Estudantes-pesquisadores: Camila Loyasican, Juliana Bispo, Juliana Luz, Juliana Roriz
Trilha sonora: Luciano Salvador Bahia
Preparação Vocal: Joana Boccanera
Operação de som e vídeo: Fabíola Nansurê
Coreografia e Preparação corporal: Edileusa Santos
Cenografia, Figurino e Maquiagem: Thiago Romero e Tina Melo
Desenho de luz: Nando Zâmbia
Produção: DA GENTE Produções
Direção de produção: Luiz Antônio Sena Jr.
Produção executiva: Anderson Danttas e Bergson Nunes
Assessoria de Imprensa: Theatre Comunicação | Rafael Brito
Design Gráfico: Diego Moreno
Realização: Escola de Teatro - PROEXT – UFBA