Cultura

Federação revela vencedor do concurso Cartões de Natal

O primeiro lugar, um jovem assistido pela Apae de Feira de Santana, participará do Concurso Nacional
Andréa Castro , Salvador | 27/11/2020 às 17:29
Federação revela vencedor do concurso Cartões de Natal
Foto: Divulgação
Com ampla participação das Apaes da Bahia, chega ao final o Concurso de Cartões de Natal da Feapaes-BA. O concurso teve a finalidade de escolher um trabalho artístico que irá participar do Concurso Nacional de Cartões realizado pela Federação Nacional das Apaes (Fenapaes). Participaram ao todo 20 Apaes, ficando em primeiro lugar o trabalho do artista Alexsandro Santos de Assis, da Apae de Feira de Santana. Os critérios de julgamento foram composição, originalidade, domínio técnico, trabalho de acordo com o tema e qualidade da resolução da imagem enviada uma vez que, pela primeira, o concurso foi realizado totalmente de maneira virtual.

“Essa arte me fez refletir sobre muitas questões. A resistência do cacto nesse tempo de tanta angústia, a possibilidade de dar vida a coisas que em outros momentos passavam despercebidos, a essência na simplicidade”, destacou a jurada Claudia Moretti. A jurada Lívia França se declarou encantada com todos os trabalhos. “Cada um com uma qualidade particular dentro do tema. Alguns se destacaram por terem detalhes encantadores, mas todos estão de parabéns!”, disse. Em relação ao trabalho vencedor, ressaltou que a qualidade e originalidade da obra revelam o refinamento e criatividade do artista. “O estilo Cartoon é evidente e nos convida a um passeio pelo natal nordestino repleto de cores, aconchegante e solidário. A obra conta uma história de natais diversos”, completou Lívia.

Vale ressaltar que os trabalhos foram enviados em um portfólio único criado pelo coordenador de Arte e Cultura da Federação Estadual e enviado aos jurados. No portfólio, os cartões foram identificados por número, mantendo-se anônimos o artista e Apae de origem. “Ficamos muito felizes com o resultado do concurso, o nível dos trabalhos apresentados só reforça a nossa convicção de que as pessoas com deficiência intelectual e múltipla são capazes e só precisam de oportunidades para desenvolver seus potenciais e mostrar os seus talentos”, ressalta Narciso Batista, presidente da Feapaes-BA.

Os trabalhos foram avaliados por uma equipe de quatro jurados, criteriosamente escolhidos e convidados pela Coordenadoria de Artes da Federação das Apaes do Estado da Bahia. Fizeram parte do júri Luciano Francisco Grotto, graduado em Educação Artística com Habilitação em Artes Cênicas, professor e coordenador de Artes na APAE de Bauru em São Paulo; Livia França, atriz, maquiadora e professora de teatro, graduada em Licenciatura em Teatro pela Universidade Federal do Estado da Bahia; Claudia Moretti Marin, graduada em Arte e Pedagogia, atua  como professora de Arte e pedagoga na APAE de Cambira – PR; e Marcelo Santts, licenciado em Desenho e Artes Plásticas pela UCSal, bacharel em Direção Teatral pela Universidade Federal da Bahia.