Cultura

Festival Estudantil de Artes Cênicas acontece em formato virtual

O festival acontece entre os dias 26 a 28 de novembro
Théâtre Comunicação , Salvador | 22/11/2020 às 20:07
Pânico Vaginal
Foto: Divulgação
No contexto pandêmico e de isolamento social, o Festival Estudantil de Artes Cênicas (Festac) chega a quinta edição com uma programação em formato 100% virtual, entre os dias 26 e 28 de novembro, sempre a partir das 19h, através do canal do projeto no Youtube (https://www.youtube.com/channel/UC-h4NSRLiRY9XaOPiPOM6pQ?view_as=subscriber). Com o tema “Poéticas do Agora”, o objetivo do festival neste ano é estimular a produção e a difusão de obras estudantis, promovendo reflexões sobre os impactos da pandemia na arte e na sociedade a partir desses jovens olhares.
 
A curadoria deste ano analisou obras de diversas universidades do país e selecionou 08 propostas, todas inéditas ou adaptadas para o formato virtual. Quatro obras são de estudantes da Universidade Federal da Bahia (UFBA): “Nada é Por ACasa”,  “É de ontem?”, “Mariar Um Mar de Poesias”, “Este Conto, Eu Conto!”.
 
Além destas, serão apresentados trabalhos de outros estados: “O amor faz-me fome” (UFSJ), “Ânsia” (UFPEL), “Heróis y Santos - a colonização é uma contaminação” e “O quarto de Miffi” da (UNICAMP). Em 2020, a programação conta com obras virtuais internacionais de estudantes do México: “De la Calle”, do grupo AntiTeatro de Hidalgo; e “Soy, el cuerpo sin nombre”, da Cia de Teatro UPAEP de Puebla, México.
 
O Festac conta ainda com cinco obras convidadas produzidas durante o isolamento, e pela primeira vez, obras internacionais estarão sendo exibidas no FESTAC: “Íntimo estranho”, da Cia Ìdrima – SP/Alemanha; “COMETA”, uma dança devaneio do artista baiano Guego Anunciação; “Proyecto Pajaro”, da Argentina; “Experimento Pânico vaginal”, uma obra de Lara Duarte; e a exibição do espetáculo show “Comprovendotrocoamor em casa”, do multiartista Luiz António Sena Jr..
 
Estas obras convidadas poderão ser assistidas virtualmente durante os dias de programação do festival, de 26 a 28 de novembro, a qualquer hora do dia, através de link enviado após compra de ingresso, a ser adquirido na plataforma Sympla (https://www.sympla.com.br/festival-estudantil-de-artes-cenicas-da-bahia--festac-ano-5__1057384), com preços populares de R$10 ou um combo no valor de R$40. As obras da mostra universitária terão acesso livre, com contribuição voluntária. 
 
Mesas e a crítica

Além da programação artística, serão realizadas duas mesas de diálogo, chamadas de  Web-conservatório, nos dias 27 e 28, com os temas “Festivais universitários de artes cênicas e o universo digital” e “Processos criativos e formatos de conexão com o público em tempos de isolamento”, respectivamente.
 
Nesta edição, o festival conta com a ação  Corp_ Crític_, nela as obras serão assistidas por um grupo de artistas-críticos – Lara Duarte, Jeisiekê de Lundu, Matheus Matogrossa, Diego Alcântara, Zé Marat, Adriana Ryal, Alex Simões, Diego Pereira, entre outros –, no intuito de estimular a escrita crítica de obras artísticas.
 
Sobre o Festival

O Festival Estudantil de Artes Cênicas - FESTAC é um projeto idealizado e realizado pelos coletivos COOXIA, COATO e a Escola de Teatro da UFBA que, há cinco anos, vem incentivando e promovendo o intercâmbio entre estudantes e instituições que dialogam diretamente com o ensino e a produção das artes cênicas (teatro, dança, circo, performances).
 
O festival traz ainda como foco a extensão das produções universitárias, mas também as práticas docentes dentro das instituições de ensino fundamental, médio ou superior, valorização da criação estudantil da Bahia e o debate estratégicos e sustentável das dificuldades enfrentadas pelos estudantes de arte para ser inserido no mercado de trabalho, ou no mundo dos projetos/captações/produções.
 
Nas 04 edições anteriores recebemos um público estimado de 3 mil pessoas, somando 49 obras cênicas da dança, teatro, circo e performance  de 16 cidades, valorizando a criação estudantil da Bahia e debatendo  estratégias e sustentabilidade, assim como dificuldades enfrentada pelo estudante de arte para ser inserido no mercado de trabalho, ou no mundo dos projetos/captações/produções.
 
Programação
# 26 de novembro
 
- 15h - I Web-conversatório: “Processos criativos e formatos de conexão com o público em tempos de isolamento”
Presenças virtuais confirmadas: Ivani Santana, Luiz Antônio Sena, Jorge Bascuñan, Lara Duarte, Guego Anunciação, Tomas Masariche.
 
-19h - I dia de programação com apresentação de Ixchel Castro (México), com a convidada Diana Ramos (Brasil) contribuindo no debate sobre as obras. 
 
NADA É POR ACASA - (UFBA - BRASIL) 
ESTE CONTO, EU CONTO! (UFBA - BRASIL)
DE LA CALLE - AntiTeatro (Hidalgo, MÉXICO)
SOY, EL CUERPO SIN NOMBRE - Cia de Teatro UPAEP (Puebla, MÉXICO)
 
# 27 de novembro
- 19h - II dia de programação com apresentação de Marcus Lobo (BR), com a presença de Jones Mota (Brasil) e Joyce Sangolete (Brasil), contribuindo no debate sobre as obras
 
ÂNSIA - (UFPEL - BRASIL)
O QUARTO DE MIFFI - (UNICAMP - BRASIL)
HERÓIS Y SANTOS - A COLONIZAÇÃO É UMA CONTAMINAÇÃO - (UNICAMP - BRASIL)
 
# 28 de novembro
- 15h - II Web-conversatório “Festivais de artes cênicas e os desafios da virtualidade”
Presenças virtuais confirmadas:  Luisa Monteiro (FETO - BH), Caique Teruel (FESTARA - SP), Karla Lacerda (FESCETE - SP), Ana Paula Borges (CINEFONE - BA), Cristina Castro (VIVA Dança - BA)
 
- 19h - III dia de programação com apresentação de Guilherme Hunder (BR), com a presença de Marilza Oliveira (Brasil), contribuindo no debate sobre as obras.
 
O AMOR FAZ-ME FOME - (UFSJ – BRASIL)
MARIAR, UM MAR DE POESIA - (UFBA - BRASIL)
É DE ONTEM? - (UFBA - BRASIL)
 
# OBRAS CONVIDADAS
ESTREIA Nacional
Obra 01 - COMETA
Obra 02 - #comprovendotrocoAMOR
 
ESTREIA Internacional
Obra 03 - PROYECTO PAJARO (Argentina)
Obra 04 - EXPERIMENTO PÂNICO VAGINAL (SP)
Obra 05 - ÍNTIMO ESTRANHO - CIA ÍNDRIMA (BRASIL / ALEMANHA)