Cultura

Unesco renova título de Cidade da Música para Salvador

A capital baiana foi monitorada por outras Cidades Criativas da Unesco e teve seu reconhecimento renovado após quatro anos de constante acompanhamento internacional
Secom Salvador , Salvador | 29/09/2020 às 09:11

Salvador enviou em dezembro de 2019 o relatório plurianual das atividades desenvolvidas como “Cidade da Música na Rede de Cidades Criativas da Unesco”. Após avaliação de especialistas mundiais na área de economia criativa, a cidade recebeu formalmente a confirmação da renovação do título. 

 

A capital baiana foi monitorada por outras Cidades Criativas da Unesco e teve seu reconhecimento renovado após quatro anos de constante acompanhamento internacional. De acordo com o prefeito ACM Neto, a notícia chega em um momento muito especial. 

 

"Estamos colhendo os frutos de um trabalho árduo de transformação da nossa capital. Esse reconhecimento projeta ainda mais aquilo que é produzido em nossa cidade. A capital baiana é marcada pela diversidade cultural e multiplicidade de gêneros que se projeta para o Brasil e para o mundo e tem na música uma das mais fortes indústrias de produção econômica, inclusão social e geração de emprego e renda", ressaltou.

 

Alguns pontos considerados pelos especialistas que analisaram as ações de Salvador merecem destaque, a exemplo da restauração do Centro Histórico, o fortalecimento da economia local através da criatividade, música e cultura e a preocupação da gestão com o desenvolvimento local por meio do turismo de patrimônio, a exemplo de programas como o Vem pro Centro. 

 

Para o presidente da Empresa Salvador Turismo (Saltur), Isaac Edington, dentre as considerações dos especialistas os esforços para fomentar o crescimento da economia local merece destaque. "O documento da Unesco ressalta, entre outras coisas, os esforços da cidade em promover a estabilização e revitalização do Centro por meio da música e do patrimônio, além do trabalho com iniciativas locais e nacionais de apoio por meio de festivais de música e espaços públicos. São fatores que consideraram importantes para o desenvolvimento local sustentável".