Cultura

Ilê Aiyê realiza oficina online de percussão para crianças

Atividade acontece no dia 10 de outubro e abre programação do projeto de circulação Que Bloco é Esse?, com patrocínio da Petrobras através da Lei de Incentivo à Cultura
Tatiane Freitas , Salvador | 28/09/2020 às 10:06
Mestres Kehinde Boa Morte e Mario Pam estarão à frente da atividade formativa
Foto: André Frutoso

No dia 10 de outubro (sábado), das 15h às 17h, crianças a partir de 8 anos terão a oportunidade de mergulhar no universo da música percussiva por meio de uma oficina online de percussão ministrada especialmente para elas pelo bloco Ilê Aiyê. A atividade marca a abertura do projeto “Ilê Aiyê – Que Bloco é Esse?”, pelo qual a entidade irá circular por sete capitais brasileiras, sendo elas Salvador, Aracaju, Fortaleza, Recife, São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte, em datas a serem definidas.   

 

O projeto “Ilê Aiyê – Que Bloco é Esse?” é uma realização do Ilê Aiyê em parceria com a Caderno2 Produções e Multi Planejamento Cultural via Lei de Incentivo à Cultura da Secretaria Especial de Cultura, Ministério do Turismo e Governo Federal, com patrocínio da Petrobras. O projeto foi selecionado pelo Petrobras Cultural através da chamada de música 2018. Nesta primeira atividade, a entidade, que há 46 anos encanta o mundo com as batidas dos seus tambores, comemora a passagem do Dia das Crianças adaptando a oficina infantil de percussão, prevista no projeto, para o ambiente virtual.

 

Os participantes terão oportunidade de conhecer instrumentos de percussão como timbau, surdo, caixa e repique a partir da explanação teórica e demonstração prática de dois mestres percussionistas, Mário Pam e Kehindê Boa Morte, que hoje atuam como regentes da banda do Ilê Aiyê, a Band’Aiyê. Junto com eles, estarão três integrantes da banda mirim da entidade, a Band’Erê, revelando que não existe limitação de idade para a magia da música percussiva.

 

“No momento que a gente se apresentar, os participantes da oficina irão perceber como a percussão entrou cedo nas nossas vidas, e como foi fundamental para a descoberta do potencial transformador da arte em nossa formação. A ideia é que as crianças possam conhecer um pouco de cada instrumento, além de serem apresentadas ao samba afro, ritmo característico do Ilê Aiyê”, adianta o mestre Mário Pam.

 

“Como sabemos que muitas crianças não contam com instrumentos percussivos, iremos sugerir que utilizem materiais disponíveis nas suas casas que podem ser adaptados, como balde, banco de madeira, garrafas pets com sementes, entre outros. Não vamos deixar que isso seja empecilho para a experiência de aprendizado delas. Iremos fazer a demonstração de, pelo menos, dois instrumentos que podem ser feitos em casa”, adianta o mestre Kehindê Boa Morte.

 

As inscrições para a Oficina Petrobras de Percussão para Crianças acontecerão entre os dias 28 de setembro e 2 de outubro no link http://bit.ly/oficinaile. Serão 30 vagas para crianças que participarão podendo interagir e tirar dúvidas com os percussionistas do Ilê através de plataforma online que permite essa troca. Demais interessados poderão acompanhar a transmissão através do canal do Ilê Aiyê no YouTube. Os mestres indicarão vídeos e livros para que todos possam dar sequência ao aprendizado.

 

 

Circulação Nacional

 

A Oficina Petrobras de Percussão para Crianças é apenas a primeira atividade do projeto "Ilê Aiyê - Que bloco é esse?”, pelo qual o Ilê Aiyê irá levar sua poderosa performance a sete capitais brasileiras (Salvador, Aracaju, Fortaleza, Recife, São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte) com shows a preços populares, em datas a serem definidas.

 

“A expectativa é grande e das melhores para essa turnê. Nessa pandemia, as pessoas estão com muita saudade de ver o Ilê Aiyê, e os músicos e cantores estão ansiosos para poder voltar a trabalhar e se apresentar. Vai ser importante mostrar mais uma vez ao Brasil a força da música afro baiana. A última vez que fizemos uma turnê pelo país foi em 2001, que também teve o apoio da Petrobras. Ano que vem vamos colocar o pé na estrada de novo, e isso nos traz grande alegria”, comenta o presidente do Ilê Aiyê, Antônio Carlos Vovô.

 

Além das apresentações, que divulgam a história do mais antigo bloco afro do Brasil através de um espetáculo musical de forte impacto percussivo, a circulação irá promover um registro audiovisual com um panorama da passagem da banda do Ilê Aiyê por cada cidade visitada. Também está prevista, em cada capital, uma ação de formação de plateia, a partir da interação dos músicos da banda com uma instituição convidada que trabalhe com a socialização e formação de jovens através da música.

 

 

SERVIÇO:

Oficina Petrobras de percussão para crianças  

Data: 10 de outubro (sábado)

Horário: 15h às 17h

Com: Mestres percussionistas Mario Pam e Kehindê Boa Morte e participação de crianças da Band’Erê

Público Alvo: Crianças a partir de 8 anos

Número de participantes: 30

Meio de transmissão: Aplicativo de videoconferência com transmissão ao vivo pelo canal do  Ilê Aiyê no  Youtube

Inscrições: http://bit.ly/oficinaile  de 28/09 a 2/10