Cultura

NOVAS TECNOLOGIAS E A PANDEMIA FECHAM A REDE LIVRARIAS SARAIVA EM SSA

Livrarias de grande porte no mundo da internet não têm mais futuro
Tasso Franco , da redação em Salvador | 20/09/2020 às 18:53
Saraiva dá adeus presencial em Salvador
Foto: DIV
   Diante do avanço das novas tecnologias com a venda de livros pela internet crescendo a cada ano e também em decorrência da pandemia do coronavirus que deixou o comércio fechado na capital baiana durante quase 6 meses, a rede de Livrarias Saraivas, que já vinha em dificuldades financeira, avisa que fechará todas as suas lojas presenciais na capital baiana.

  É  um fato extremamente lamentável para escritores, editores, apreciadores da literatura mas ditado pela força do mercado e as mudanças que veem ocorrendo no mundo editorial desde meados da década de 1990, com o advento da Amazon. A direção da Saraiva demorou de perceber isso, investiu em megalojas na capital baiana e outras capitais brasileiras quando o giro das vendas havia mudado ou estava mudando.

  Resultado: teve que fechar várias lojas nas capitais brasileiras, enxuga sua planta e pela tradição que tem deverá seguir no mercado comercializando livros pela internet. O baque é grande. A mega loja no Shopping da Bahia, antigo iguatemi, era um espaço enorme e negociações para fechar estruturas dessa magnitude com muitos empregos é sempre problemática, com  prejuizos.

  A rede de livrarias Leitura e a Livraria Cultura ainda mantém atividade na capital baiana, assim como algumas (poucas) livrarias de ruas. Na segunda-feira, 21, as Livrarias Saraiva do Shopping da Bahia, Shopping Salvador, Shopping Barra e Shopping Paralela encerram as atividades.