Cultura

CachoeiraDoc promove festival com filmes e conversas com curadores

Programas ficarão disponíveis entre os dias 26 e 31 de maio no site www.cachoeiradoc.com.br
Luis Fernando Lisboa , Salvador | 26/05/2020 às 19:09
CachoeiraDoc promove festival com filmes e conversas com curadores
Foto: Divulgação

Com muita tristeza informamos que, diante dos imperativos de cuidados para preservação das vidas impostos pela pandemia de Covid-19, não haverá condições de realização presencial do IX CachoeiraDoc em suas datas previstas (26 a 31 de maio de 2020). E ainda aguardamos entender o que o futuro do vírus nos reserva para marcar uma nova data possível para o festival acontecer “ao vivo”, de fato.


Entendemos que nosso engajamento com a comunidade de Cachoeira e da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) exige que mantenhamos a fé e a persistência na possibilidade de uma retomada com encontro e presença. Uma transposição para plataformas virtuais prejudicaria parte que consideramos essencial do nosso público e dos nossos parceiros, por conta da exclusão digital que é uma realidade, agravada por tantas outras facetas da desastrosa desigualdade social brasileira.


No entanto, enquanto aguardamos o momento seguro chegar para nos encontrarmos no calor humano de Cachoeira, colocaremos na rede – ou no mundo – uma programação online que batizamos de “Festival impossível, curadoria provisória”. Trata-se de uma forma, experimental, de nos mantermos vivas, alertas e conectadas, com o cinema e através do cinema.


De 26 a 31 de maio, disponibilizaremos em nosso site 8 programas, compostos por cada um de nossos 8 curadores, com filmes escolhidos para se estar em companhia nesse momento de tantas inquietações; filmes para renovar um campo de perguntas, diante das novas exigências do mundo. Promoveremos ainda dois encontros (dias 30 e 31/05, às 17h) com os curadores, para debatermos os atuais desafios da atividade de curadoria, agora atravessada pela materialidade radical do contágio e da busca pela cura.


Provisório e impossível, o que lançaremos não é um festival. O trabalho para a realização do IX CachoeiraDoc, inclusive a seleção e curadoria dos filmes, segue em curso nessa nova temporalidade pandêmica.

 
Esperamos que, em breve, possamos trazer novas notícias, mais animadoras, da retomada do nosso futuro.


Que estejamos juntxs numa nova arte da aproximação.


Mais informações sobre as outras edições do CachoeiraDoc, Festival de Documentários de Cachoeira: www.cachoeiradoc.com.br/2020

 

SOBRE O CACHOEIRADOC

O festival busca fomentar a difusão e a produção de documentários, assim como a discussão sobre o gênero, por meio de oficinas, debates, ciclo de conferências e exibição de filmes. O CachoeiraDoc já se consolidou como um dos principais festivais do gênero documentário no país. Nas oito edições anteriores, cerca de 17 mil pessoas assistiram a mais de 320 documentários, muitos deles inéditos na Bahia e Brasil. O CachoeiraDoc é uma realização da Cura e Cultura e do Grupo de Estudos e Práticas do Documentário, do Curso de Cinema e Audiovisual da UFRB, produção da Ritos Produções, e conta com o apoio financeiro do Fundo de Cultura da Secretaria de Cultura da Bahia através do Edital Setorial do Audiovisual 2019.

 

IX CACHOEIRADOC apresenta:

“Festival impossível, curadoria provisória”

Quando: de 26 a 31 de maio de 2020 (terça a domingo)

Exibição de filmes no site www.cachoeiradoc.com.br

Bate-papo com os curadores: 30 e 31 de maio, sábado e domingo, às 17h