Cultura

5ª CRÔNICA DO LIVRO DE TF SOBRE LISBOA É SOBRE OS CARROS TESLA TUC-TUC

Lisboa como você nunca viu - acompanhe pelo aplicativo literário wattp
Tasso Franco , da redação em Salvador | 08/04/2020 às 11:31
Eles estão por toda parte em Lisboa
Foto: BJÁ
  O jornalista e escritor Tasso Franco publicou nesta quarta-feira, 8, a quinta crônica do seu novo livro "Lisboa como você nunca viu - A Pensão do Amor" no aplicativo literário Wattpad. Fala dos "tuc-tuc" os carrinhos elétricos da Tesla e que são uma "febre" na capital portuguesa no incremento à atividade turística. Eles estão por toda parte e atendem os turistas em vários roteiros pelas ruas enladeiradas de Lisboa.

  Veja o que diz a crônica: 

  Uma das canções mais populares da capital portuguesa chama-se Lisboa Antiga, de Amália da Piedade Rebordão Rodrigues (1920/1999), cvonsiderada a voz de Portugal. Na segunda estrofe canta: Olhai, senhores, esta Lisboa d'outras eras/ Dos cinco reis, das esperas e das toiradas reais!/ Das festas, das populares procissões,/ Dos populares pregões matinais que já não voltam mais.

  A magistral intérprete que assinava Amália Rodrigues acompanhava as transformações na vida da cidade e lembrava que reis não existiam mais no país, nem toiradas nem os pregões matinais. Hoje, ainda restam as festas e as populares procissões, especialmente os festejos para Santo Antonio, mas, Amália, que morreu em 1999, não assistiu a chegada dos "tuc-tucs" os veiculos elétricos que muradam parte da paisagem local no meio transporte.

  Os "tuc-tucs" no original nasceram na Ásia de uma evolução dos riquixás um veiculo de tração humana muito usado na China do passado, pequena carroça com assento para duas pessoas. Daí evoluiram para os ciclo-riquixás ou ecotáxis muito usados no Vietnã, Kuala Lampiur, India, etc, utilizando ao invés da tração humana uma bike. Depois surgiram os "tuc-tucs" que já é uma evolução dos ecotáxis utilizando-se motos. A denominação "tuc-tuc" bem daí porque as motos, especialmente as cinquentinhas têm esse ruido.

Na Bahia, em Praia do Forte, que é um sitio turístico famoso estão por toda parte e fazem o transporte entre um parque de estacionamento que fica localizado fora da vila turística até o centro e também aceitam "tours" para o Castelo da Torre e praias. Em Lisboa, os "tuc-tucs" são elétricos ou a baterias, portanto, ecológicos.

Aproximadamente 800 veiculos no modelo "tuc-tuc" atuam no apoio ao turismo nas ruas de Lisboa, a maiora da Tesla, o carro elétrico que tem autonomia para 120 km e não polui o meio ambiente. Os designs são os mais variados e a indústria metalúrgica local os produz ao gosto de cada dono. Portanto, os preços variam de acordo com a sofisticação de cada modelo. 

   Você lê toda a crônica no wattpad, gratuitamente.