Cultura

TASSO FRANCO PUBLICA 2ª CRÔNICA DO LIVRO LISBOA COMO VOCÊ NUNCA VIU

Leia também "As Aventuras do galo cantor pop da Bahia"
Tasso Franco , da redação em Salvador | 29/03/2020 às 18:45
Melhor bolinho de bacalhau da capital portuguesa
Foto: BJÁ
  O jornalista Tasso Franco publicou a segunda crônica no seu livro "Lisboa como você nunca viu - A Pensão do Amor" no aplicativo canadense wattpad e narra onde comer o melhor pastel de bacalhau da capital portuguesa.

  Ele narra: - Lisboa tem algumas coisas muito parecidas com Salvador da Bahia. Qual é mesmo o melhor acarajé vendido na capital baiana? Diz-se que é um produzido em Itapuã; outros dizem que é o vendido no bairro da Graça. Não há consenso.

  Na capital portuguesa essa pergunta remete ao pastel de bacalhau ou bolinho de bacalhau. Qual o melhor pastel de bacalhau de Lisboa? Diz-se que é o vendido num restaurante do bairro de Santa Apolônia; Outros comentam que é o vendido na Padaria Portuguesa no bairro Alto. Não há consenso.

 Em sendo assim, elegi o melhor pastel de bacalhau de Lisboa o vendido na Casa Portuguesa do Pastel de Bacalhau da rua da Augusta a 200 metros do Arco do Paço do Terreiro.

 Pastel de bacalhau e bolinho de bacalhau são a mesma coisa em algumas regiões de Portugal. No Porto é assim. Em Lisboa, há diferença. O pastel é ovalado, maior e tem uma cobertura mais crocante e encorpada; o bolinho redondo e macio integralmente.

  Para ler as duas crônicas vá ao wattpad (www.wattpad.com) leitura gratuita. Também no wattpad você pode ler o livro "As Aventuras do Galo Cantor Pop da Bahia", também de Tasso Franco.