Cultura

SÊO FRANCO REVELA HISTÓRIA DE SALVADOR 471 ANOS NO SEU CANAL YOUTUBE

Veja os 3 videos de Sêo Franco e faça comentários e deem sugestões
Tasso Franco , da redação em Salvador | 29/03/2020 às 10:57
Sêo Franco na gravação no Largo do Pelourinho em 15 de março último
Foto: OG
  Salvador completa neste 29 de março 471 anos de sua fundação por Thomé de Souza e sua equipe, à frente o mestre de obras Luis Dias. Os historiadores do IGHB decidiram, em 1949, que esta seria a data de aniversário da cidade, dia da chegada da esquadra de Thomé de Souza a Baía de Todos os Santos, e desconsideraram a Vila do Caramuru que data de 1910 e a Vila Velha do Pereira que data de 1536 (484 anos) data de instalação da Capitania Hereditária da Bahia.

  A cidade fortaleza só começou a ser construida a partir de maio de 1549 depois que Luis Dias escolheu o platô onde é a atual praça Municipal para erguer a fortaleza e fez sua primeira procissão em junho deste mesmo ano, a de Corpus Christi comandada pelo jesuita Manoel da Nóbrega.

  Nós gravamos para nosso canal do Uoutube 3 videos sobre o aniversário de Salvador. Seriam 5 mas 2 não puderam ser feitos devido ao coronavirus. No primeiro dos 3 gravados falo da Praça Municipal, o local de fundação da cidade. No segundo, no Terreiro de Jesus; e no terceiro no Largo do Pelourinho (vide foto) que, absurdamente chama-se praça José de Alencar.
 
  Aproveitem e vão assistir esses videos em meu canal do YouTube, Sêo Franco, el sincero. (TF)