Cultura

PARTIU PARA OUTRA GALÁXIA O ETERNO SONHADOR CULTURAL ROBERTO GAGUINHO

Cremação será nesta segunda-feira, à tarde, no Campo Santo
Tasso Franco , da redação em Salvador | 09/03/2020 às 12:02
Roberto Gaguinho
Foto: ARQUIVO
  Será cremado nesta tarde de segunda feira o corpo do jornalista, fotógrafo e cineasta Roberto Gaguinho. Figura extraordinária da imprensa baiana e do meio cultural. Um agitador incansável. Todo mundo sabe como é dificil fazer cinema documental na Bahia, mas, ele fez. 

   Amigo nosso e da velha guarda do jornalismo e do cinema, de ZédeJesusBarrêto, de Agnaldo Azevedo (Siri), Timo, Drummond, Angelo Roberto, Ligia Aguiar, Anizio Félix, Levi Vascondelos e tantos outros Gaguinho morreu ontem.

  Nos últimos tempos andou publicando um jornal na Ilha de Itaparica. Eu falava pra ele: - Gaguinho, isso não vai dar certo, jornal é um meio dificil de conseguir recursos. Ela dizia: - Vai dá, confie em mim. 

  Sempre foi assim, de uma fé imensa no que fazia. Em 24 de outubro de 2017, a comunidade baiana foi convidada a prestar uma homenagem ao historiador Cid Teixeira. No encontro, realizado no auditório do IGHB, aconteceu a exibição do Documentário “Cid Teixeira - Enciclopédia da Bahia” (com direção de Roberto Gaguinho), além de depoimentos de ex-alunos e colegas.

  Pra completar, Roberto Gaguinho integrou uma das últimas gerações do jornalismo boêmio. Tomados algumas, senão muitas, em mesas de bar com Angelo Roberto, Rui Espinheira, Rêmulo Pastore, Tonicão e outros. (TF)
                                                                    *****

  O jornalista Jorginho Ramos publicou no Facebook: Roberto Gaguinho era um jornalista muito querido entre a categoria e um profissional dedicado, entre outras coisas, ao registro histórico da cultura da Bahia. Seu vídeo "CID TEIXEIRA, a Enciclopédia da Bahia" foi exibido por iniciativa minha numa sessão do Instituto Geográfico e Histórico da Bahia e recebeu muitos aplausos. Ele ficou muito orgulhoso. Produziu também, desta vez para a ABI (Associação Baiana de Imprensa), um vídeo sobre JOCA (João Carlos Teixeira Gomes), o "Pena de Aço", ícone do jornalismo baiano. Segue em paz, companheiro !

   O jornalista e pesquisa Nelson Cadena publicou também no Face: Querido Gaguinho. Conheci em Berlinque na Ilha de Itaparica onde tinha uma casa alugada de veraneio. Fizemos amizade que continuou por muitos anos. De um tempo para cá não o vi mais. Era uma figura querida por todos.

   De Iana Landim:  Triste com a partida de mais um amigo herdado de meu pai: Roberto Gaguinho, jornalista, fotógrafo e cineasta de uma geração que muito contribuiu com a cultura baiana, por quem sempre tive enorme carinho. O Gago se foi hoje à tarde, deixando muitas histórias e saudades. A imagem é do cartaz de um filme seu, de 2003, desenhado por Ângelo Roberto. Siga em paz, Gaguinho!