Cultura

Espetáculo MAR tem apresentação única na Escola de Teatro da UFBA

Dia 4 de março
Adriana Nogueira , Salvador | 28/02/2020 às 14:35
Espetáculo MAR tem apresentação única na Escola de Teatro da UFBA
Foto: Sora Maia
Com criação e atuação dos atores e diretores Deborah Moreira e George Mascarenhas, da Mimus Companhia de Teatro, o espetáculo MAR terá  apresentação única em sessão gratuita no Teatro Martim Gonçalves, no dia 04 de março, às 19h30, integrando a programação cultural da semana pedagógica da Escola de Teatro da UFBA, com ingressos distribuídos na bilheteria do teatro, no bairro do Canela.
Tomando como livre inspiração imagens e histórias diversas da Baía de Todos-os-Santos, Deborah e George mergulharam na poética dos mistérios que se escondem no mar, dos presentes que chegam do mar e dos caminhos que nos levam para o mar explorando a expressividade corporal a partir da investigação cênica da Mímica Corporal Dramática de Etienne Decroux, em articulação com uma dramaturgia autoral.
Em cena, dois personagens encontram-se, à beira-mar, em um dia de sol.  Em meio às subidas e descidas da maré e às mudanças do tempo, a relação entre eles vai se construindo, compondo uma rede de situações, emoções, sonhos e imaginação. A relação entre os dois personagens vai sendo tecida a partir das surpresas que o mar traz e a apresentação debruça-se sobre esse movimento, sobre o estado das coisas e os vínculos estabelecidas no convívio com os mistérios do mar.
“É uma chance de tocar as memórias que o mar nos traz e perceber emoções diferentes, de momentos diferentes, de encontros com o mar e que, acredito, fazem parte de um universo comum das pessoas que vivem à beira-mar”, explica Deborah Moreira. “Neste espetáculo, continuamos o nosso trabalho com a investigação da expressividade cênica, que vem desde Alegria de Viver, em 2009, e que aparece não somente em nossos mais recentes espetáculos, O Tigre e Refazendo Salomé (2016), mas também em nossas colaborações com outros grupos, como em Na fila, montagem dirigida por mim com texto de Deborah, para a Companhia de Teatro da UFBA em 2017”, completa George Mascarenhas.
Criada em 2007, a Mimus realiza atividades de criação cênica, mantendo diversos espetáculos em seu repertório, além de propor a formação de artistas por meio de cursos, oficinas e conferências, com a difusão de pesquisas e modos de criação artística, através da Revista Mimus, publicação eletrônica de acesso gratuito.  
 
 
 
SERVIÇO
O quê: Espetáculo MAR (Mimus - Companhia de Teatro)
Quando: Dia 04 de março, quarta-feira
Horário: 19h30
Onde: Teatro Martim Gonçalves - Escola de Teatro da UFBA (Rua Araújo Pinho, 292 – Canela)
Ingressos: Entrada franca – as senhas serão distribuídas na bilheteria do teatro