Cultura

Robbson Ribeiro e Fagner Ferreira apostam em canções no Carnaval

Hits estão no repertório de Léo Santana, Harmonia do Samba, Psirico, É O Tchan, Kannário e Xand Avião
Lidi Nascimento , Salvador | 18/02/2020 às 09:58
Fagner Ferreira e Robbson Ribeiro
Foto: divulgação
É Carnaval na Bahia, alegria, muita música e animação. E por falar em música qual a sua preferida para a folia deste ano de 2020? Qual canção te marcou mais durante todo esse verão? São tantas que fica até difícil escolher né? Salvador é assim, terra de artistas, desde aqueles que sobem no palco até aos que tem o dom de escrever composições que se tornam grandes sucessos pelo Brasil a fora. 
Conhecidos no mercado musical há anos entre os principais cantores e bandas, os compositores baianos e também amigos Robbson Ribeiro e Fagner Ferreira apostam em algumas de suas canções para a folia. Na lista, Léo Santana com 'Quebradeira' (Robbson Ribeiro, Escandurras, Luan Freitas); Harmonia do Samba com ‘Piseiro’ (Robbson Ribeiro, Fagner Ferreira, Escandurras, Magno Sant’anna e Lukinhas), ‘Churrasco’ (Robbson Ribeiro e Escandurras); Psirico com ‘Márcio Victor chegou’ (Robbson Ribeiro, Fagner Ferreira, Márcio Victor), ‘Tá quente’ (Robbson Ribeiro, Groove, Franco Daniele); É O Tchan com ‘Vá se Benzer’ feat Kannário (Fagner Ferreira, Robson Ribeiro); Kannário com 'Tô na pista pra Guerrear' (Fagner Ferreira, Breno CasaGrande, Lukinhas); Xand Avião com ‘Passarinho’ (Robbson Ribeiro, Victor Casagrande, Lucas Tibério e Léo Minho). Os hits estão no repertório de cada um, já são queridinhas entre o público e prometem balançar a avenida. 

 

Sobre os compositores:

Robbson Ribeiro - cantor  e compositor baiano nascido em Salvador,  teve sua primeira música composta e gravada em 2007 quando liderou a banda “Raro Swing” onde emplacou o hit 'Suba e Desça'. A música foi regravada por muitas outras bandas do gênero na época. Já no ano de 2008 foi pela primeira vez gravada pelo Harmonia do Samba onde emplacou também o sucesso “Sou do Pagode" música que teve além de Xandy, Márcio Victor e Léo Santana como intérpretes. Ali iniciou uma parceria e amizade com o seu principal parceiro de composição e amigo Fagner Ferreira. Compuseram muitas outras músicas juntos para  grandes bandas do momento na época, como Saiddy Bamba, Leva Noiz, Oz Bambaz etc. Em 2010/2011 Robbson compôs o hit 'Vai ser só Love' em parceria com Filipe Escandurras e Fagner Ferreira quando já liderava a banda Puro Love que fez bastante sucesso num feat inesquecível com o grupo Paulista Sampa Crew, tiverem milhões de acessos e várias aberturas em programas como o Mais Você da Ana Maria Braga. O grupo Paulista gravou seis músicas dos meninos em um de seus álbuns. A parceria com Fagner Ferreira e Filipe Escandurras se estende até hoje em várias canções de diversas bandas de seguimentos diferentes. Em 2017 gravou um CD de arrocha romântico onde a canção carro-chefe do disco foi “Gruda”, mais uma parceria com Fagner Ferreira e que teve muitos views, além de tocar bastante em toda Bahia e com várias regravações por artistas do gênero.
Com o Harmonia do Samba, possui as canções 'Sou do Pagode', 'Aí aí Samba de Roda', 'Respeite e atenção' (Robbson, Fagner e Escandurras) 'Churrasco' (Robbson e Escandurras) e 'Piseiro' em co-autoria com Magno Sant'anna e Lukinhas; Na banda Psirico, 'Rei Leão', 'Márcio Victor Chegou', 'Tá quente' (essa em co-autoria com Groove); Com Léo Santana - as canções 'Empina', 'Desce que Desce', 'Carai', 'Quebradeira'; Kannário - 'Pivete Metendo', 'Tô na pista de novo', (Robbson em co-autoria com irmãos Breno e Victor Casagrande); Xand Avião - A primeira em co-autoria com Escandurras e Rafinha 'Menos Mimimi' que rendeu muitos views e comentários por conta do inédito feat entre os artistas Xand Avião e Mc Kekel. Logo após veio o grandíssimo 'Casal Raiz' que chegou a estar entre as oito mais tocadas do Brasil e embala casais até hoje pelo país afora e  ficou em primeiro lugar das rádios do Nordeste em 2019 sendo a música mais tocada do São João deste mesmo ano. Gravada no DVD Xand Avião RJ teve “Mundo Louco” (Robbson e Escandurras) e já em 2020 tem co-autoria no hit do verão do Xand Avião com a música 'Passarinho'; Com É o Tchan - 'Vá se  Benzer' feat Kannário.
Fagner Ferreira - um dos principais compositores do pagode baiano da atualidade e em especial por ter participado do início da carreira da maioria das estrelas  do seguimento e ainda continuar fazendo parte ativamente sendo gravado constantemente pelos mesmos. Seu primeiro hit foi com a banda Guig Ghetto, 'Pressão' em parceria com Kleber Mattos e Falcão. A música virou um sucesso absurdo e até hoje é tocada. Na Guig, várias outras composições ganharam história também. Depois disso veio inúmeros sucessos em outras bandas como: Harmonia do Samba - 'Batida de rua', 'A gente sacode', 'Tudo bem', 'Rebola', 'Comando', 'Sou do pagode', 'Ai ai samba de roda', Quebrou a cara', dentre outras; Psirico - 'Paz', 'Contre Gum', 'Crus Credo', 'O meu Psi', 'Mega fone', 'Cole na corda', 'Arere geral', 'Firme e forte', 'Rei Leão', 'Márcio Victor Chegou'; Parangolé - 'Te quero toda', 'Balacubaco', "Desço a Madeira ', 'Mamueiro', 'É Parangolé' dentre outras; Léo Santana - 'Motinha', 'Desce Carai'; É O Tchan - 'Vá se Benzer'; Bell Marques - 'Minha Deusa'; 'Cabelo de Chapinha'; Babado Novo - 'Descidinha'; Pablo - 'Seu Ex é Feio'; Tayrone - 'Vestidinho Azul', 'Devastador'. Dentre seus principais parceiros estão: Robbson Ribeiro / Magno Sant'anna Escandurras / Kleber Mattos  / Nivaldo Sacramento / Breno Casagrande / Uedson / Ed Nobre /  Samir / Neto De Lins / Wostinho Nascimento / JT Teles.