Cultura

Drag Petra Perón lamenta exclusão de trio LGBTQI no Furdunço do Momo

É preciso saber se todos os requisitos do Trio Shantay foram preenchidos
Da Redação , Salvador | 24/01/2020 às 10:46
Petra está triste com decisão
Foto: DIV


A drag queen Petra Perón ficou inconformada ao receber a notícia de que o Trio Shantay estará de fora do Furdunço, evento que integra o pré-Carnaval de Salvador em 2020. A lista de projetos contemplados foi publicada ontem (22) no Diário Oficial do Município e não contempla a atração LGBTQI, formada por um time de artistas transformistas e DJs conhecidos nacionalmente na cena eletrônica.

"É lamentável a Prefeitura tirar da programação do Carnaval um projeto tão potente como o Trio da Shantay. A arte drag queen tem ganhando muita força nos últimos anos por todo o mundo. A nossa cena drag de Salvador é plural, potente e diversa. Trazemos em nossas estéticas e performances discussões sobre gênero, combate à masculinidade tóxica, orientações sexuais, respeito às minas, etc. Nossa arte, inclusive, é um importante instrumento didático a serviço da luta contra os alarmantes índices de LGBTfobia que, a cada ano, crescem em nossa cidade", comentou.

O Carnaval baiano é a maior festa de rua do mundo. Em sua estreia em 2019 no meio da multidão, o Trio Shantay desfilou no Circuito Orlando Tapajós (Ondina-Farol da Barra). O Réveillon deste ano teve como tema a diversidade. "A Prefeitura de Salvador tem que pôr em prática o que vende em suas propagandas: lembram que tinha uma drag queen na campanha da virada do ano? Vale lembrar que temos mais de 200 artistas drags vivendo e trabalhando na cidade, e não vi nenhuma de nós em campanhas publicitárias", completou Petra.