Cultura

Coral “Vozes da Rua” integra programação natalina da prefeitura de SSA

Grupo é formado por pessoas em situação de rua assistidas pela Sempre
ASCOM SEMPS , Salvador | 20/11/2019 às 10:13
Coral “Vozes da Rua”
Foto: Vitor Santos /Ascom Sempre
É tempo de celebrar a magia do Natal em meio à luz, cor e som. Com o conceito de dar voz e vez a vozes muitas vezes silenciadas, o coral Vozes da Rua, idealizado pela Secretaria de Promoção Social e Combate à Pobreza (Sempre), integra a programação natalina na capital baiana durante o mês de dezembro.  O grupo encantou quem esteve presente na Praça do Campo Grande, durante a abertura oficial do Natal Salvador 2019. A próxima apresentação será no dia 13 de dezembro, na Vila de Natal, no bairro da Barra.
Formado por 30 pessoas em situação de rua, assistidas por unidades da prefeitura, o Vozes da Rua surgiu com a ideia de proporcionar novas oportunidades através da música. “Criar o coral Vozes da Rua, assim como o Tambores da Alegria, que também são formados por pessoas em situação de rua, promove não só a interação entre o grupo e a elevação da autoestima, mas permite novas perspectivas de olhar o mundo. A música tem esse poder de agregar, promover o bem-estar, sensação de felicidade e, isso, já se torna de grande valia aos nossos assistidos.  Eles se empenham para fazer uma grande apresentação e a gente se doa junto nesse trabalho diário de promover mais qualidade de vida às pessoas em vulnerabilidade social”, destacou a secretária da Sempre, Ana Paula Matos.
José Antônio Pereira, 52 anos, integra o coral. Ela conta que nem em seus melhores sonhos pensava em cantar e hoje se sente realizado com a música. "Eu que fui de rua, nunca imaginei um dia cantar em um coral, fazer parte de uma banda. Estão me permitindo fazer algo que eu amo que é a música. Agora vamos mostrar que o Vozes da Rua é lindo”, disse.
A subcoordenadora das Unidades de Alta Complexidade da Sempre afirmou que o objetivo dar visibilidade às potencialidades das pessoas em situação de rua. "O desenvolvimento do projeto que compreende a criação do coral e apresentação da Banda Tambores da Alegria tem como principal importância e objetivo dar visibilidade às potencialidades das pessoas em situação de rua. Por meio da música possibilitar o resgate da autoestima e propiciar a eles caminhos para a construção de novos projetos de vida”, pontuou.