Cultura

IGREJA INICIA PROCESSO DE BEATIFICAÇÃO DA MADRE VITÓRIA DA ENCARNAÇÃO

Aconteceu no Convento do Desterro, em Salvador, bairro de Nazaré
Tasso Franco , da redação em Salvador | 19/11/2019 às 23:47
As madres Maria Auxiliadora e Maria madre ao lado de uma réplica da freira Vitoria
Foto: BJÁ
  Em solenidade presidida pelo arcebispo de Salvador e primaz do Brasil, dom Murilo Kriger, presença do arcebispo de Feira de Santrana, dom Zanoni Demettino Castro, bispos auxiliares, padres e freiras, foi instalado o processo inicial beatificação da Madre Vitória da Encarnação. O evento aconteceu no Convento do Desterro, neste 19 de novembro.

   Dom Murilo disse à imprensa antes do ato solene e da missa concelebrada que a madre Vitória tem uma longa história de amor à simplicidade e aos fundamentos da igreja católica, essa trajetória estava esquecida, não havia um processo em andamento na Congregação dos Santos e ele resolveu assumir essa missão com a ajuda das clarissas da Bahia e de Portugal. 

  Entende que será um processo demorado e vai nomear uma comissão para realizar esse trabalho, coletar documentos da época (século XVII), levantar dados e peças históricas para ter fundamento na solicitação da beatificação. A religiosa nasceu em Salvador no dia 6 de março de 1661 e faleceu em 19 de julho de 1715. Hoje, foi mostrado o local onde ela dormia, numa esteira e a sua mesinha de trabalho. 

  Há, neste local uma réplica da cruz que a madre usava nas sextas-feiras, ás noites, quando percorria a Via Sacra no interior do convento com a cruz nas costas e uma coroa de espinhos na cabeça segundo descrições de dom Sebastião Monteiro de Vida, arcebispio primaz de 1720.

  O postulador da causa de beatificação da madre será o frei Jociel Gomes, da Ordem dos Frades Menores Capuchinhos  (OFMCap).

Ao ser iniciado o processo, começam oficialmente os estudos históricos sobre a época em que a Madre Vitória viveu e a busca por documentos relativos a ela como, por exemplo, o diário do Convento, possíveis cartas ou testemunhos.

A partir deste momento, é necessária a comprovação de um milagre atribuída a intercessão do Venerável. No mosteiro, podem ser encontrados relatos de graças alcançadas por pessoas que recorreram à Madre Vitória da Encarnação.

Em sua vida, a religiosa se notabilizou pela caridade aos pobres, principalmente aos escravos das terras soteropolitanas. Ela também se dedicou doentes e desamparados que procuravam o mosteiro em busca de socorro. Pela sua grande caridade recebeu dos pobres o apelido de “madre esmoler”.