Cultura

Miguel Corrêa Monteiro faz conferência no IGHB nesta quarta (18)

Miguel é professor da Universidade de Lisboa e Membro da Academia Portuguesa da História
IGHB Bahia , Salvador | 16/09/2019 às 13:52
Miguel Monteiro
Foto: divulgação
O professor e acadêmico português Miguel Corrêa Monteiro (Universidade de Lisboa e Academia Portuguesa da História) estará no Instituto Geográfico e Histórico da Bahia nesta quarta-feira, 18 de setembro, às 17 horas, para ministrar a conferência "Do Tratado de Madrid de 1750 ao Tratado de Santo Ildefonso de 1777 - consequências para o Brasil".
Durante o encontro, o especialista vai explicar que “o Tratado de Madrid foi celebrado na capital espanhola entre os reis João V de Portugal e Fernando VI de Espanha, em 13 de Janeiro de 1750. Nele foi definido os limites entre as colônias sul-americanas dos dois reinos, numa clara opção pela paz, fruto das relações familiares entre as duas cortes e à hábil diplomacia dos representantes portugueses". 
Para Monteiro, "os limites acordados no antigo Tratado de Tordesilhas, há muito que vinham a ser desrespeitados no terreno e por isso foi necessário negociar um novo tratado, baseado no chamado Mapa das Cortes". Agora, na avaliação do professor, "um novo acordo, o de El Pardo, assinado em 12 de fevereiro de 1761, anulou o de Madrid. Contudo, as bases geográficas e os fundamentos jurídicos defendidos por Alexandre de Gusmão em 1750 acabaram prevalecendo e, em 1777, aqueles princípios anulados em El Pardo ressurgiram no Tratado de Santo Ildefonso, numa época mais desfavorável a Portugal. A questão foi ainda objeto de um novo tratado do Pardo, a 11 de março de 1778. As duas nações ibéricas tinham preferido a paz. Mas quem perdeu?». 
A entrada é gratuita. O IGHB é uma das instituições apoiadas pelo programa Ações Continuadas a Instituições Culturais, iniciativa da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (Secult-BA) através do Fundo de Cultura da Bahia (FCBA). Funciona de segunda a sexta, das 13h às 18h e está situado na Piedade (Avenida Joana Angélica, 43).