Cultura

BAHIA SÓ EMPATOU COM FORTALEZA NA FONTE NOVA E TORCEDOR CHIOU

Bahia teve que correr atrás do prejuízo
Da Redação , Salvador | 15/09/2019 às 18:39
Bahia 1x1 Fortaleza
Foto:
BAHIA SÓ EMPATOU COM FORTALEZA 

NA FONTE NOVA E TORCEDOR CHIOU  

 

  Foi um jogo duro e difícil no duelo dos tricolores nordestinos. Muito equilíbrio e os gols saíram na primeira etapa, disputada palmo a palmo, em ritmo veloz e muita ofensividade dos dois lados. No segundo tempo o Fortaleza voltou com outra postura, fechadinho, saindo apenas na boa, sem correr riscos, querendo o empate, marcando e correndo muito. Deu certo, até pela falta de criatividade e inspiração dos tricolores baianos, tanto nos passes como nas finalizações. Atacou, atacou mas ...   Cadê?

 *

 Com os resultados da rodada, o Bahia terminou o primeiro turno / a metade da competição com 31 pontos ganhos, em 7º lugar na tabela de classificação. Uma boa posição, a despeito do empate em casa. Caso tivesse ganho do Fortaleza estaria entre os cinco primeiros.

*

 Expectativas

-  Fonte Nova com bom público (acima de 30 mil), temperatura ambiente de 26 graus, tarde domingueira de quase primavera nublada, mas sem chuva ...  

-  Válido pela rodada 19, a final do 1º turno, metade da competição.

- Um duelo de tricolores, clássico nordestino, muitas rivalidades - O Esquadrão de Aço contra o Leão do Pici, atual campeão da Copa do Nordeste.

 - O Bahia com sua camisa de listras verticais; o Fortaleza de branco e com uma formação bem ofensiva, tentando surpreender fora de casa.

*

Com a bola rolando ...

- Começo igual, as duas equipes ofensivas, marcando na frente e atacando em contragolpes pelos lados, na velocidade. Intenso.  

- Gol ! 1 x 0 Fortaleza, Felipe Pires, no contragolpe em alta velocidade, tocando na saída da Douglas, aos 10 min.  Tudo começou com o passe displicente e errado de Guerra; Oswaldo puxou o contragolpe e enfiou entre Moisés e Juninho, Felipe Pires ganhou na corrida e entrou de cara.

 - Aos 11’, Artur arrancou pela direita e foi derrubado por Carlinhos, na linha de fundo. O árbitro marcou o pênalti com convicção.

 - Gol! 1 x 1, Gilberto! Bateu forte e no canto a penalidade, empatando. Aos 13 minutos.

   Ótimo começo.  Pau a pau. Lá e cá, aberto e franco, as duas equipes atacando com vários jogadores. Brigado, mas na bola.

 - Aos 26’, Romarinho arriscou de longe, Douglas espalmou por cima. O Bahia tem mais volume, iniciativa, mas os cearenses perigam nos contragolpes rápidos, encaixados. Aos 39’,  após uma metida da direita de Artur, enviesada, Gilberto tentou encher o pé e furou feio.

   Um primeiro tempo duríssimo, igual, nas ações e no placar.  Justo.

*

  - Nos vestuários, Roger trocou Lucca (sentindo a coxa) por Élber, mais veloz. No gramado, a mesma pegada, o Bahia mais na frente.

 - Aos 3’, Artur teve a primeira chance, após receber de Gilberto na direita, mas chutou mal. Aos 11’, após cruzamento de fundo, de Élber pela esquerda, Jackson salvou quase na linha o gol na chegada de Artur.  O mesmo Artur, aos 15’, tentou da meia lua, mas bateu fraco, nas mãos do goleiro.

 - Se o Bahia chegava mais, os cearenses mordiam mais, marcavam forte, também mais encolhidos e cautelosos.  Apostaram só no erro do adversário e nas bolas paradas. Aos 21’,  Arthur Caíke substituiu o opaco Guerra. Seis por meia dúzia.

 -  Aos 33’, Fernandão entrou no lugar de Artur, já sem pernas. O Bahia postava-se inteiro no campo adversário, o torcedor instigando. Aos 35’, Elber cruzou o escanteio e Fernandão testou por cima.   

 - Aos 40’, caiu uma chuva fina, esfriando. O torcedor empurrava, mas o tempo passava e nada acontecia. Os visitantes ganham tempo, satisfeitos por demais com o empate. E foi o que aconteceu.

  No apito do árbitro, algumas vaias de parte da torcida, insatisfeita com o resultado.

 *

  Destaques  

  No Bahia, o zagueiro Juninho, os apoiadores Flávio e Gregore foram os melhores.

  No Tricolor do Pici a dedicação defensiva, sobretudo no segundo tempo, suportando bem. Felipe Pires o mais perigoso na frente.

*

Equipes em campo

- Bahia:  Douglas, Nino Paraíba, Lucas Fonseca, Juninho e Moisés; Flávio, Gregore e Guerra (Arthur Caíke); Artur, Gilberto e Lucca. Treinador, Roger Machado.

- Fortaleza: Felipe Alves, Tinga, Jackson, Quinteros e Carlinhos; Gabriel Dias, Felipe Pires (Edinho) e Felipe; Oswaldo (Mateus Vargas), Wellington Paulista e Romarinho (M Alessandro). Treinador, Zé Ricardo.

 Arbitragem com VAR.  No apito, o carioca Wagner Nascimento; confuso, conversa muito e deixa rolar.

 

**

 Pela rodada 20, a de abertura do chamado 2º turno, o Bahia encara o Corínthians, sábado próximo, às 19 h, na Arena Corínthians/SP.

 

*

  Outros jogos da rodada

  No sábado : Flamengo 1 x 0 Santos; Palmeiras 1 x 0 Cruzeiro; Chapecoense 1 x 2 Vasco da

                         Gama; Ceará 0 x 0 Botafogo.

 No domingo : Atlético Mineiro 1 x 3 Internacional; Athlético (PR) 0 x 1 Avaí.

                          Grêmio 3 x 0 Goiás; Fluminense 1 x 0 Corínthians

                         Às 19 h: São Paulo x CSA.

Pela Série B: Figueirense 1 x 2 Sport . Bom resultado para o Vitória.