segunda-feira, 23 de setembro de 2019
Cultura

São Yantó & Chicão resgatam a obra dos irmãos Clodo, Climério e Clésio

O single traz releituras das canções “Passagem do Cometa” e “Palha de Arroz”, que já ganhou seu videoclipe
Batucada Comunicação , Salvador | 08/06/2019 às 08:36
São Yantó & Chicão resgatam a obra dos irmãos Clodo, Climério e Clésio
Foto: divulgação
Em meio a uma turnê de shows gratuitos em praças e calçadas de diferentes cidades do estado de São Paulo, a dupla formada pelo pianista Chicão e o cantor São Yantó, lança mais um álbum de seu projeto de compactos que homenageiam diferentes compositores da música brasileira. O quinto lançamento da série resgata a obra dos irmãos piauienses Clodo, Climério e Clésio. O single traz releituras das canções “Passagem do Cometa” e “Palha de Arroz”, que já ganhou seu videoclipe.
“Conheci o Clodo, Climério e Clésio por uma sugestão do YouTube; fui ouvir o álbum “Chapada do Corisco" e, durante a audição, escutei duas músicas muito conhecidas: "Enquanto Engoma a Calça" [um grande clássico na voz de Ednardo] e "Revelação" [eternizada por Fagner]. Ao pesquisar descobri que as duas músicas eram composições dos próprios irmãos piauienses. Pesquisando um pouco mais, descobri ainda que eles tinham sido gravados por muitos outros artistas como MPB4, Simone, Elba Ramalho, Tim Maia, Zizi Possi e Nara Leão. Como buscávamos o máximo de heterogeneidade para o projeto, sugeri para o Yantó e logo concordamos que tínhamos achado quem buscávamos”, conta Chicão.
Desde 2018 o duo vem lançando compactos de duas faixas, cada um dedicado à obra de um compositor ou parceria diferente da música brasileira. Até o momento foram interpretados os compositores Phill Veras, Marcelo Segreto, as parcerias de Edu Lobo e Vinicius de Moraes, Alzira E, e ainda este semestre será lançado mais um single dedicado a Ava Rocha.
Para promover os lançamentos, São Yantó & Chicão estão fazendo uma série de shows gratuitos pelo estado de São Paulo. Contemplado pelo ProAC (Programa de Ação Cultural do Governo de São Paulo), o projeto já passou por Avaré, Presidente Prudente, Araçatuba, São José do Rio Preto e Franca nos meses de abril e maio desse ano. Em junho e julho é a vez de Americana, Santos e São Paulo, que recebe cinco shows em praças de diferentes regiões da cidade. "A ideia de fazer os shows em locais de circulação de pessoas partiu de uma vontade nossa de encontrar um público que talvez não fosse sair de casa para nos assistir em um teatro. Nosso principal objetivo com esse projeto é criar encontros e afetos levando nossa música para pessoas de diferentes contextos culturais e sociais", comenta Yantó.

 

Serviço

Data: 07 de junho

Horário: 18h

Local: Praça Padre Alexio Monteiro Mafra - São Miguel Paulista – Zona Leste - São Paulo/SP

 

Data: 10 de junho

Horário: 18h

Local: Praça do M' Boi Mirim - Zona Sul - São Paulo/SP

 

Data: 13 de junho

Horário: 12h

Local: Rua XV de Novembro (próximo ao Pateo do Collegio) - Centro - São Paulo/SP

 

Data: 27 de junho

Horário: 13h

Local: Largo do Japonês - Vila Nova Cachoeirinha - Zona Norte - São Paulo/SP

 

Data: 01 de julho

Horário: 18h

Local: Largo da Batata - Zona Oeste - São Paulo/SP

 

>> Fotos de divulgação:

http://www.batucadacomunicacao.com/site/imprensa-2/