Cultura

SecultBA realiza semana da Cultura Cigana em Foco no Pelourinho

Centro de Culturas Populares e Identitárias (CCPI) destacará a tradição dos ciganos na Bahia
Ascom Cultura , Salvador | 21/05/2019 às 13:37
Cultura Cigana
Foto: divulgação
Com o objetivo de fomentar e fortalecer a cultura do povo Cigano, a Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (SecultBA) realiza, no período de 24 a 30 de maio, no Centro de Culturas Populares e Identitárias (CCPI), no Pelourinho, em Salvador, o debate “Cultura Cigana em Foco” em comemoração ao Dia Nacional do Cigano (24).
O evento contará com roda de conversa, que reunirá Gilson Dantas e Lêda Oliveira, lideranças calons, com mediação da coordenadora de culturas populares e identitárias do Centro, Cassi Coutinho (Doutora em História Social, pesquisadora do tema cigano), exposição e visita a bairro cigano no município de Camaçari, a 48 km de Salvador, onde também acontecerá uma roda de conversa.
Segundo o diretor André Reis, a SecultBA vem trabalhando para impulsionar o Centro, dando prioridade à valorização de povos, a exemplo dos indígenas, quilombolas e ciganos, entre outros. “O CCPI quer com este evento destacar a importância da cultura Cigana, realizando uma exposição em homenagem às mulheres Ciganas da Bahia e debatendo questões específicas que envolvem esta cultura”, disse.
A exposição em homenagem às mulheres ciganas da Bahia vai ressaltar a importância que a mulher possui na constituição do núcleo familiar cigano e na manutenção das tradições. Toda a riqueza das indumentárias, com seus acessórios e colorido típico das roupas, estarão retratados na mostra. Durante as rodas de conversa, os participantes também terão a oportunidade de falar sobre temas, como a identidade cigana e a tradição dos Calons na Bahia, além de debaterem sobre a resistência e lutas dos povos ciganos por políticas públicas.
Centro de Culturas Populares e Identitárias (CCPI) da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (SecultBA) é responsável pela execução, proteção e promoção das políticas públicas de valorização e fortalecimento das manifestações populares e de identidade, orientadas de acordo com o pensamento contemporâneo da Unesco e do Ministério da Cultura. Seu campo de atuação contempla a cultura do sertão, de matrizes africanas, ciganas e indígenas, LGBTQ+, infância e idosos. Coordena a programação artística dos largos do Pelourinho e suas grandes festas populares.

 

Programação

 

Cultura Cigana em Foco - 24 a 30 de maio

 

Exposição A indumentária da mulher Cigana

Data: 24 a 30 de maio de 2019, 09h00 a 17h30

Local: Centro de Culturas Populares e Identitárias

 

1ª Roda de conversa - Tema: A Identidade Cigana: Cultura e tradição dos Calons na Bahia

Data: 24 de maio de 2019, às 15h30

Participantes: Gilson Dantas e Lêda Oliveira (ciganos calons)

 

2ª Roda de Conversa - Resistência e lutas dos povos ciganos por políticas públicas

Data: 25 de maio de 2019

Local: Comunidade cigana de Camaçari-BA



*sujeita a alterações