segunda-feira, 26 de agosto de 2019
Cultura

DOM FRANQUITO se despede de Valencia con tapas no Vintara de la Reina

Uma taberna excelente para brindar uma despedida, jogar conversa fora e petiscar
Dom Franquito , Salvador | 08/05/2019 às 13:34
Taberna Vintara
Foto: BJÁ
   A despedida de nosotros en Valencia, Espanha, yo e famiglia, aconteceu no restaurante Vintara, na Plaza de la Reina, un local especializados em tapas, salazones, paellas, ibéricos, carnes, pescados, vinos y cervezas.

   Una taberna com ambiente bem decorado à moda espanhola antiga, muitos quadros toureiros e botellas de vino à mostra, pintxos no balcão, restaurante amplo e com aquele enorme converseiro familiar e turístico próprio para petiscar, jogar conversa fora, brindar, como aliás fizemos mui bien na despedida desta encantadora cidade da Espanha a beira do mediterrâneo.

   Como o Vintara fica localizado no coração da cidade, no ponto turístico mais efervescente, a dificuldade é conseguir uma mesa na parte interna do restaurante (há dois ambientes, um externo com toldos; e outro interno) pués está sempre lotado. 

   O negócio é não ir nos horários comedores tradicionais, ao meio dia, às 20h, e aparecer nos horários intermezos assim por volta das 15h, à tarde, ou después de las 22h. 

   Foi o que fizemos para ocupar uma mesa com 5 personas - yo, la señora Bião de Jesus, mi consorte, meus dois filhos, Bolivia e Agapito e mi nora Vitória. 

   E, de inicial, una rodada de chistorras com patatas e una botella do Albufera Crianza un tinto de Valencia tempranillo de vinas El Portillo, admirável, aveludado. 

   A chistorra ou txistorra é um tipo de enchido de origem basco-navarra elaborado com carne picada fresca de porco ou, por vezes, uma mistura de porco e vaca, e bastante gordura, a que se junta alho, sal, pimentão e ervas aromáticas. O pimentão dá à chistorra a sua cor vermelha característica. 

   Petiscar a Chistorra com esse tempranillo é uma delicia como diria Glória Maria. 

   E seguimos adelante con una rodada de queso manchego. 

   O queijo manchego é um queijo espanhol elaborado com leite de ovelha. É protegido por denominação de origem na Mancha. Também delicioso.

   Acharam que era pouco!Ah! La señora Bião de Jesus solicitou calamares-rom-Vintar (lulas crocantes) e pan con otra botella de vino, lo mismo Albufera, que passou a descer mais redondo.

   Para fechar la despedida croquetes de pollo e jamon ibérico. E tchau Valencia.

    Desculpem: a beira do balcão, na saida do Vintara, duas personas da nossa comitiva ainda brindaram um tipo de xupisco alicorado. Cortesia da casa.
--------------------------------------------
Taberna Vintara
Plz. de La Reina, 19
Valencia
Fone 96 392 41 85 
tabernasvintara@gmail.com
Vino Albufera 16 euros botella
Chistorra con patatas 8,95 euros
Queso Manchego 6,50 euros
Perrier 3 euros
Croques de jamon 7.95 euros
Calamares Rom Vittar 12,95 euros
Pan 0,95 euro
IVA 10%
Classificação 3 DONS