Cultura

Manuscritos inéditos de Einstein mostram preocupação com o nazismo

Os papeis foram doados pela Crown-Goodman Family Foundation
Nara Franco , Rio de Janeiro | 12/03/2019 às 18:06
Manuscritos inéditos de Einstein mostram preocupação com o nazismo
Foto: divulgação

Dezenas de manuscritos de Albert Einstein, muitos deles nunca antes vistos pelo público, foram revelados pela Universidade Hebraica de Jerusalém. Mais de 110 novos documentos foram colocados em exibição na universidade para comemorar os 140 anos do nascimento do cientista alemão.

Os papeis foram doados pela Crown-Goodman Family Foundation - e tinham sido comprados de um colecionador particular da Carolina do Norte. Os manuscritos contém ainda um apêndice ao artigo de Einstein sobre a Teoria do Campo Unificado que não era visto desde 1930. De acordo com a universidade, acreditava-se que o apêndice estivesse perdido.

A coleção também inclui uma carta na qual Einstein demonstra preocupação com o crescimento do partido Nazista na Alemanha.

Enviada para seu filho Hans Albert em 1935, ela diz: "Mesmo na Alemanha as coisas estão começando a mudar lentamente. Vamos esperar que não tenhamos uma guerra na Europa."

A nova coleção de documentos agora faz parte dos mais de 80 mil itens dos Arquivos de Albert Einstein, que também inclui medalhas, diplomas e fotografias.

Einstein foi um dos fundadores da Universidade Hebraica de Jerusalém e doou documentos pessoais e trabalhos científicos para a criação dos Arquivos de Albert Einstein.