Cultura

Metropolitan devolve sarcófago banhado a ouro por indício de roubo

Com informações do jornal O Globo
Nara Franco , Rio de Janeiro | 22/02/2019 às 18:44
Nedjemankh
Foto: divulgação

Maior museu dos Estados Unidos e famoso mundialmente por seu acervo, o  Metropolitan devolveu o Egito um sarcófago do século 1 a.C banhado a ouro. A devolução ocorreu porque há indícios de que a peça, comprada de um negociador de arte de Paris por R$ 14,7 milhões, em 2017,  foi roubada. Não é a primeira vez que o Metropolitan devolve uma peça por indícios de roubo ou falsificação. 

Investigadores descobriram que a tumba de Nedjemankh, um sacerdote do alto escalão do deus da mitologia egípcia Hersafes foi retirada de seu país de origem em 2011. No entanto, tudo indica que os documentos usados para a venda ao museu são falsos. A peça faz parte do acervo do Metropolitan desde julho de 2018. O museu alega ter sido enganado sobre a legalidade da exportação e diz que tentará recuperar por “todos os meios” o valor gasto. A tumba já foi entregue à Promotoria Pública de Manhattan, que investigou o caso, para ser devolvida ao país de origem. 

“Nosso museu deve ser um líder entre os nossos pares no respeito à propriedade cultural e no rigor e transparência na política e nas práticas que nós seguimos”, afirmou, em nota, o diretor do museu, Max Hollein. “Iremos aprender uma lição com este evento. Vou liderar uma revisão no nosso programa de aquisições para saber o que mais podemos fazer para prevenir no futuro episódios como este”, disse. 

Com informações do jornal O Globo.