sexta-feira, 23 de agosto de 2019
Cultura

TVE estreia série sobre as origens do samba

A série vai ao ar aos domingos, às 18h
IRDEB ASCOM , Salvador | 07/02/2019 às 11:32
O Samba que Mora Aqui.
Foto: divulgação

O samba nasceu nos quintais, se fez em roda e ganhou o mundo, como retrata a série ‘O Samba que Mora Aqui’, que estreia no dia 10 de fevereiro, na TVE Bahia. Ao abordar diferentes rodas de samba de Salvador e perfis de sambistas como Riachão e Walmir Lima, a produção discute as origens do samba e sua relação umbilical com os rituais de matriz africana. Com direção de Vítor Rocha, a série vai ao ar aos domingos, às 18h, com horário alternativo às quartas-feiras, às 21h15, e às sextas-feiras, às 20h15.

O filme surgiu a partir da observação das rodas de samba na casa de Dona Cabocla de Itapuã, que reunia na varanda da sua casa um grupo de pessoas em rodas de conversa e samba, resultando na criação do grupo As Ganhadeiras de Itapuã, em 2004. Dona Cabocla faleceu em 2018, durante a produção da série.

Financiada através do Edital Arte na TV, da Fundação Gregório de Matos, órgão vinculado à Secretaria Municipal de Cultura e Turismo da Prefeitura de Salvador, a obra tem participação do músico Letieres Leite, fazendo uma análise musical e explicando a influência rítmica do samba, e da líder religiosa Makota Valdina, que esclarece, entre outras questões, os ritmos existentes nos terreiros de nação Angola, sobretudo o Cabula, a quem define como “base da célula inicial do samba”. O ritmista Gabi Guedes, por sua vez, demonstra como os toques dos atabaques influenciaram a música popular brasileira.

‘O Samba que Mora Aqui’ mostra ainda como a roda de samba de Salvador continua a ser produzida na sua essência e como a liturgia dos cultos afros adaptados na Bahia transbordou os terreiros e resultou na criação do samba, que vem sofrendo influência decisiva do seu formato de roda, da clave musical presente no Cabula e nas demais características litúrgicas, como a comida, as relações interpessoais e os códigos de conduta.
Produzido pela Caranguejeira Filmes, a série de quatro episódios tem 26 minutos de duração cada e terá evento de lançamento para convidados no dia 08 de fevereiro, às 19h, no Espaço Itaú de Cinema Glauber Rocha, em Salvador. Os episódios poderão ser acompanhados também pelo Portal www.tve.ba.gov.br/tveonline


SERVIÇO:

Estreia da série ‘O Samba que Mora Aqui’

Quando: Domingo, 10 de janeiro de 2019, às 18h. Horário alternativo: quarta-feira (13), às 21h15, e sexta-feira (15), às 20h15

Onde: TVE e Portal