Cultura

OLODUM lamenta morte por infarto do multi-instrumentista Bira Reis

Uma perda irreparável para a música baiana de raiz
Da Redação , Salvador | 19/01/2019 às 19:05
Bira, ao centro, tocando instrumento de sopro
Foto:
   Morreu neste sábado (19), o multi-instrumentista baiano Bira Reis, que ficou bastante conhecido ao participar de diversas produções do Olodum. Conforme informações preliminares obtidas pela reportagem do BNews, o músico morreu após sofrer um infarto fulminante quando caminhava no Pelourinho, nas proximidades da Ladeira do Ferrão.

Equipes do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foram acionadas e estiveram no local, onde constataram o óbito. Ainda não há informação oficial sobre a causa da morte, assim como, de quando será o sepultamento do artista.

Em nota, o Olodum lamentou a morte do músico. "O Olodum lamenta profundamente o falecimento na tarde deste sábado, dia 19, de Bira Reis um homem extraordinário da cultura da música e que deu a instituição  e ao Samba Reggae a harmonia dos sopros de uma forma criativa e inovadora. Uma tristeza enorme invade  o coração de todos. Obrigado Bira Reis o senhor música".

Bira também era educador, artista plástico, músico de sopros, arranjador, compositor e pesquisador. Ficou conhecido internacionalmente pelos resultados de suas pesquisas no campo musical. Bira fundou e coordenou a Oficina de Investigação Musical (OIM), onde são confeccionados instrumentos no Pelourinho. Ainda não há informações sobre o sepultamento do artista.

Ao Correio, Zulu Araújo, diretor da Fundação Pedro Calmon, lamentou a morte e lembrou do tempo em que estudou e morou com Bira em Amaralina. Segundo ele, juntos puderam vivenciar a música baiana. "Vi e ouvi Bira Reis dar os seus primeiros sopros saxofone. Compartilhei a sua determinação e perseverança na música, apesar de todas as críticas contrárias. E vi Bira Reis ser reverenciado pelo Maestro Japonês Tadao Watanabe, que além de dividir o palco com ele, o levou, juntamente com o Olodum a primeira turnê no Japão", disse.