Cultura

Como tirar o visto de estudante para os Estados Unidos

Requerer o visto de estudante não é um processo fácil e muito menos rápido
Nara Franco , Rio de Janeiro | 16/01/2019 às 09:56
Como tirar o visto de estudante para os Estados Unidos
Foto: divulgação

Quem está pensando em estudar nos Estados Unidos precisa de um visto específico. Ainda que o Brasil esteja flexibilizando a entrada de americanos no país, a recíproca não é verdadeira. Requerer o visto de estudante não é um processo fácil e muito menos rápido. Não deixe para tirar o visto em cima da hora ou muito próximo da data da viagem. Nos sites do consulado e da embaixada americana há  formulários online para esse fim que é a primeira etapa do processo.

Os americanos são bem rígidos quanto a liberação de vistos e só aceitarão seu pedido caso você já tenha sido aceito por uma instituição de ensino norte-americana. A duração do vistp vai depender do tipo de curso que se pretende fazer. Cada curso tem um tipo de visto. 

A parte chata do processo são os formulários. Já a parte boa é que hoje eles estão todos online nos sites da embaixada e dos consulados. Durante o preenchimento, anote o Application ID de seu formulário. É importante que você guarde esse número para rastrear o andamento do seu pedido.

Mesmo que você esteja aplicando para o visto de estudante terá de preencher o formulário de visto comum e em seguida o formulario I-20. Esse formulário será enviado pela instituição de ensino na qual você foi aceito até 4 semanas depois da sua aprovação.

Fique atento ao seu cadastro no sistema SEVIS, que é feito pela instituição onde você vai estudar. O SEVIS é o sistema de estudantes e intercambistas dos EUA. É necessário pagar uma taxa SEVIS de US$ 180 ou US$ 200 (dependendo do tipo de curso). Em alguns casos, é pedida uma entrevista para obtenção do visto. Esse agendamento pode ser demorado, por isso a antecedência para a solicitação.  Na entrevista e importante levar documentos que comprovem sua condição de estudante e que você tem condições financeiras de se manter nos Estados Unidos.