Cultura

UFBA: Relatório internacional sobre migração recomenda acolhimento

O relatório é resultado de um projeto de dois anos
Companhia Comunicação , Salvador | 18/12/2018 às 14:22
Migração
Foto: div

A Comissão UCL-Lancet lançou um relatório sobre a realidade global da migração e suas interrelações na área de saúde ontem, segunda-feira, dia 17 de dezembro, às 17h, na Reitoria da Universidade Federal da Bahia (UFBA), em Salvador (BA). O evento foi conduzido pelo membro da Comissão Mauricio Barreto, professor da UFBA e coordenador do Centro de Integração de Dados e Conhecimentos para Saúde (Cidacs/Fiocruz Bahia). A iniciativa é do Cidacs em parceria com University College London (UCL) e o periódico científico The Lancet, com o apoio da Academia de Ciências da Bahia e da UFBA.

A Comissão defende que os governos, agências multilaterais, organizações não-governamentais e pesquisadores compreendam o impacto da migração para que ações transversais sejam pensadas para esta parcela da população, considerando que uma a cada sete pessoas saiu de seu local de origem em 2018, totalizando cerca de um bilhão de pessoas em movimento.

O relatório é resultado de um projeto de dois anos, liderado por 20 especialistas de 13 países e inclui a análise de dados novos, com dois artigos originais de pesquisa e representa a mais abrangente revisão da evidência disponível até à data. O relatório ainda inclui recomendações para melhorar a resposta em saúde pública em relação à migração.

Além de Barreto, estão previstos no lançamento na Reitoria da UFBA curtas apresentações do reitor da Ufba, João Carlos Salles; do presidente da Academia de Ciências da Bahia (ACB), Jailson Andrade; da assessora de comunicação e divulgação científica da Ufba, Mariluce Moura; e das pesquisadoras do Cidacs Júlia Pescarini e Dandara Ramos.