Cultura

Espetáculo de dança V.E.R.T.E-Bras movimenta Subúrbio de Salvador

Ação continuada de formação em dança reunirá os grupos Salt'Jazz, Reforma Cia de Dança, Teatrio e os Encalacrados no bairro de Plataforma.
Ascom Cultura , Salvador | 20/10/2018 às 13:26
V.E.R.T.E-Bras
Foto: div

O Centro Cultural Plataforma, espaço cultural administrado pela SecultBA no Subúrbio de Salvador, vai se transformar, no período de 20 a 25 de outubro, em cenário para a realização de um projeto de residência em dança. A ação, resultado de um intercâmbio entre os integrantes dos grupos Salt'Jazz, Reforma Cia de Dança, Teatrio e Os Encalacrados, terá duas etapas. A primeira acontece neste sábado (20), das 9h às 12h, com uma oficina de qualificação em Dança Contemporânea gratuita, ministrada pelo bailarino e coreógrafo Denys Silva. Já a segunda etapa, contará com apresentações do espetáculo V.E.R.T.E-Bras, nos dias 24 e 25, às 20h, com ingresso no valor de R$ 6,00 (inteira). A iniciativa tem o apoio da CIPÓ - Comunicação Interativa, através do Prêmio Culturas Juvenis.

 

Com duração de quatro horas, a oficina de qualificação com Denys Silva será oferecida aos quatro integrantes da companhia. A intenção é capacitá-los para a montagem do espetáculo e oferecer 16 vagas para outros grupos e artistas interessados em dança contemporânea. Para participar das oficinas, os interessados deverão comparecer no dia da atividade, no Centro Cultural Plataforma, a partir das 8h.

 

Durante o espetáculo de dança V.E.R.T.E-Bras, o público vai poder entender a relação entre a dança e o copo humano, mais precisamente com as vértebras, alinhadas aos movimentos das danças brasileiras fundidas ao estilo contemporâneo. O corpo humano, o cotidiano, as dores e os movimentos diários serão retratados através de solos, duos e de coreografias coletivas. A mostra terá como base a técnica de Horton, com ênfase à fusão do maracatu, afro, samba e street dance com o contemporâneo. Os estilos e linguagens diferentes poderão ser vistos pelos moradores dos bairros periféricos, contribuindo para divulgação da dança contemporânea em Salvador. 

 

A ideia do projeto V.E.R.T.E-Bras é criar uma ação continuada de formação em dança no Subúrbio, mais especificamente no Centro Cultural Plataforma. Este seria o projeto-piloto e a proposta é que, a partir deste embrião, sejam abertas turmas de qualificação, profissionalização e intercâmbio de profissionais da dança, sempre capitaneados pelos quatro grupos idealizadores da proposta. O projeto é fruto da qualificação recebida pelos integrantes, por meio de uma parceria entre o Centro Cultural Plataforma e o Goethe Institut. O início foi dado com o projeto Residências Artísticas Vila Sul, que trouxe de Miami o bailarino e coreógrafo baiano Augusto Soledade para trabalhar diretamente com os jovens do Subúrbio de Salvador.

 

Sobre o Prêmio Culturas Juvenis - O concurso cultural, realizado pela  CIPÓ  - Comunicação Interativa, visa reconhecer e premiar a atuação de jovens e grupos responsáveis por iniciativas que envolvam as expressões das juventudes periféricas. Participam da ação seis coletivos culturais, compostos por jovens com idade entre 18 e 29 anos, dos territórios de Fazenda Coutos, Beiru (Tancredo Neves) e Plataforma. Os projetos selecionados ao prêmio se destacam por fortalecerem as expressões culturais juvenis e comunitárias dos seus territórios.

 

 

Serviço:

Oficina de Qualificação em Dança com Denys Silva

Dia e Horário: 20/10/2018, Sábado - 9h

Quanto: Grátis

 

Espetáculo de dança V.E.R.T.E-Bras

Dia e Horário: 24 e 25/10/2018, Quarta e Quinta - 20h

Quanto: R$ 6,00

Classificação: Livre

Realização: Salt'Jazz, Reforma Cia de Dança, Teatrio e os Encalacrados